Quando os gays disseram não e a polícia deu com a cara na parede

Boa noite meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez dão uma passadinha por aqui a fim de dar uma abichornada. Hoje é o Dia do Orgulho Gay, sabiam?

Havia, em 28 de junho de 1969, 50 anos atrás, um bar em Nova York chamado chamado Stonewwall, ou seja, Parede de Pedra, onde os gays e as lésbicas pobres da cidade iam para se divertir. Uma feia noite o prefeito da cidade, preocupado com a reeleição, mandou a polícia ir lá acabar com a festa, para fazer uma média com seu eleitorado conservador.

Só que os policiais chegaram lá e deram com a cara na parede, pois os homossexuais disseram NÃO. "Como assim, não?" "Isso mesmo, não vamos sair daqui!" "Ah, mas vão sim!" "Vamos coisa nenhuma!" "Então vamos botar vocês pra correr!" "Pagamos pra ver!" E os caras pagaram mesmo...

Foram noites seguidas de quebra pau entre a polícia e a comunidade gay da cidade, o que mudou para sempre, para melhor, a vida dos homossexuais em Nova York, nos Estados Unidos e no mundo ocidental. Ao dizer NÃO para o arbítrio e o preconceito, disseram SIM para seus direitos enquanto cidadãos. Em a partir daí, começaram a acumular força política, social e cultural.

Acho muito legal essa história, e ela é o motivo do Dia do Orgulho LGBT ser hoje. Por isso vim aqui contar para vocês.

E era isso por hoje, um grande abraço, pessoal. Inté.

-----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".).

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 28/06/2019
Código do texto: T6684011
Classificação de conteúdo: seguro