O DESASTRE E/OU A DESESTRUTURAÇÃO DO PAÍS INICIOU-SE JÁ DESDE 1500.

76131

Sábado, 6 de Julho de 2019

A idade de um ser humano começa a pesar a partir da proximidade daquilo que classificam terceira idade. Estabeleceu-se, e sabe-se lá por que motivos?, que a partir dos sessenta anos um humano nesse país é considerado um idoso.

Pode-se até imaginar-se uma certa precipitação nesse critério porque nessa idade boa parte das pessoas no pais, quiçá no mundo, ainda tenham condições físicas, mentais e psicológicas suficientes para o trabalho. E de década para década as expectativas de vida vão aumentando na humanidade, melhorando a vida e seu modo de viver nas pessoas.

Isso faz com que muita gente ainda busque e tente trabalhar normalmente. Mas em nosso país quase que estabeleceu-se que a partir dos quarenta/cinquenta anos de idade, uma pessoa já não possui as mesmas condições de antes, o que não representa nem a verdade, tampouco a realidade do que se observa e constata em nosso cotidiano.

Naturalmente que tal situação anda causando situações desagradáveis em muita gente, porque estão sendo alijadas do mercado de trabalho, mesmo possuindo conteúdos profissionais, sendo substituídas por gente nova, incipiente e insipiente.

O que representa dizer duas graves situações circunstanciais, que trazem prejuízos a todos, quase sem exceção. E nesse "todos", inclua-se aí as próprias empresas, que perdem profissionais capazes e competentes,mesmo já em idade acima dos quarenta anos.

O Brasil é um país extemporâneo. Mas também pode ser considerado anacrônico, porque não obedece o tempo e nem a lógica, deixando muito a desejar na qualidade profissional e na produção em geral. Ambas apresentam deficiências profundas e perenes, a ponto de se poder constatar a desvalorização de nossa mão de obra e dos bens produzidos, principalmente se jogados lá fora, no exterior. Com raras exceções.

Preocupante é descobrir como esse processo iniciou-se. Também como estabeleceu-se. Mas é fundamental descobrir-se um modo de sair dele. Porque do que se observa e constata nesse nosso cotidiano, as situações vão se agravando a cada dia que passa. Tudo vai piorando em todas as formas, sentidos e profundidades.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 06/07/2019
Código do texto: T6689573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.