"FALAR É FÔLEGO!" (FRASE DE AUTOR DESCONHECIDO)

76234

Segunda-feira, 8 de Julho de 2019

Existem certos termos no vocabulário universal que exprimem situações complexas ao extremo. Percepção, arguciosidade, intuição, vidência, dentre mais alguns deles, que determinam que uma pessoa possua certos dons os quais grande parte da humanidade não os têm. Ou então não os expressam como deveriam.

Tenho a impressão de possuir alguns desses, porque sou atento diuturnamente. Em tudo e em todos. Mas isso acontece de uma forma natural. Digamos que instintivamente. É como dizem, "possuir o espírito sempre ligado", seja lá o que isso queira dizer, mas todos o bem sabem.

Dessa forma, esteja onde e com quem estiver, quase nada escapa ao meu olhar, muito menos à minha percepção. E posso garantir que isso às vezes ajuda, mas em outras, não. Chega a proporcionar sofrimento nos que são assim.

Hoje em dia até me divirto com as ditas situações (e livros) de autoajuda. Também com um monte de gente que fala para outras em palestras sobre assuntos que, de repente, na vida prática, nem possuem tal e/ou tanto domínio do que explanam. Tão somente são muitos verbalizados e articulados.

Um desses, que é muito famoso e culto, numa de suas explanações à plateia, acabou por entregar-se, confessando nas entrelinhas que boa parte do que foi exposto numa outra determinada de suas apresentações, quando novo, ainda estudante secundarista, estava fora do enredo inicial. Mas ele como ficou empolgado com o interesse e a atenção da plateia, tomou gosto pela coisa e seguiu em frente, até já não mais restar-lhe assuntos. Só que desenvolvendo uma série de coisas sem fundamento. Daí que acabou transformando-se em mais um dos "formadores de opinião", mas também estimuladores do positivismo.

Confesso não ser simpático a esse tipo de situação. Quase sempre se reportam à pessoas com sérios problemas. Principalmente psicológicos e/ou emocionais. Também àquelas que ainda são inseguras consigo mesmas, ainda não se definindo sobre coisa alguma sobre suas vidas e, principalmente, sobre seus futuros.

Infelizmente a vida é assim. Cada um arruma sua maneira de auto afirmação, bem como de auto subsistência profissional e financeira. Às vezes incorrendo em tremendos equívocos, que trazem sérios problemas para os que lhe solicitam, mas também para eles próprios com o decorrer ou passar dos tempos. E só o verão lá na frente, quando a situação se revelar por si. Só e claramente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 08/07/2019
Reeditado em 08/07/2019
Código do texto: T6690867
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.