FUTEBOL - Crônica

FUTEBOL CARANGUEJO

Amigos, que, gostam do futebol “bem jogado,” o que, é meio raro nos dias de hoje, afinal Pelé, Garrincha, Zico, Junior, etc... Não são todos os dias, que, os temos! Tenho assistido muitos jogos da Série A e B, Copa do Brasil, Libertadores, Copa América, mas percebo que os jogos estão ficando cada vez mais ENFADONHOS, e, mostram sempre uma irritante mesmice, sem criação nem técnica!... Parecem mais robôs atrás de uma bola!

Faço um desenho dessa leitura neste texto, para que, entendam onde estou querendo chegar; E, a coisa acontece do meio de campo para as ações de ataque...

Os meias de criação recebem a bola, tocam de lado ou retornam aos zagueiros... Aí entra o estilo “caranguejo”... A bola rola do lado esquerdo para o direito sem, velocidade e, quando a gente pensa, que, vai para o ataque, ela volta de novo do direito para o esquerdo, e, para os zagueiros que têm a petulância de alçar chutões, para que, os atacantes se virem!

Bem, mas, a coisa não para por aí... As poucas vezes, e, quase sem os dribles e a magia passam ausentes, quando, nas jogadas de ataque, e com aquela irritante lentidão, a pelota, vai como um caranguejo, rodeando de lá para cá e vice-versa... Não se vê, um “toma cá e dá lá, uma tabela no um dois, ou, um drible desconcertante”... A mesmice paira na incompetência de atacantes, e, meias de armação que, só sabem fazer o estilo CARANGUEJO: Tocar de lado ou passar a bola para trás!

Nos tiros de canto, então, a irritação toma conta, por conta das bolas alçadas sempre na cabeça dos zagueiros ou na bunda, do que, está mais próximo das cobranças... Se baterem trocentos escanteios, serão trocentos deles, da mesma forma: A bola no primeiro pau, na cabeça do zagueiro ou então, o passe vai para o outro lado da linha lateral, quando, passa por cima e encobre todas as possibilidades de cabeceio dos atacantes!

Mas, a falta de educação desportiva é terrível, quando, em todas as infrações marcadas os atletas se acham no direito de expressar suas reclamações, e, de forma acintosa envolvem e tocam o árbitro, jogando-o contra a torcida enfurecida, que, despeja palavrões sobre “Sua Excelência”! Isso é ridículo, e, mostra bem à quantas anda a nossa cultura, não só dentro, mas, fora dos estádios, quando as torcidas resolvem com violência suas diferenças! Isso é uma vergonha!

Por fim, é lamentável um atleta agredindo seu colega de profissão com violência, cusparadas e difamações lançadas pelos microfones da mídia!

Esperava-se que, o fiasco da Copa no fatídico 7 X 1 para a Alemanha, viesse a se tornar um marco divisor de águas, para as mudanças, tanto táticas como técnicas... Mas, pouco se fez, e, observa-se que os atletas não ajudam nessas mudanças, e, só pensam mesmo na grana e comportam-se como reles mercenários, dentro e fora de campo!

O futebol CARANGUEJO anda de lado, e, para trás, na acepção da palavra. Dos dirigentes aos jogadores, e, sobretudo patrocinadores, todos pensam nas fortunas, que, vão auferir, e, se esquecem da arte que o futebol pede. Não se fazem mais Pelé, Garrinha, Zico, Junior e outros como antigamente! O celeiro de craques está fechado, por conta da alta grana que se paga, quando, envolvem jogadores medianos e meia boca, longe dos moldes daqueles do passado... A CBF, e, as Federações dos Estados, cada vez mais atrasadas... Os técnicos também acompanham as mesmices repetitivas na condução e no comando técnico de suas equipes, mexendo errado e fazendo substituições, que, muitas vezes comprometem o rendimento de suas equipes!

Enfim, o nosso futebol ao invés de andar para frente na esteira do progresso técnico e tático, retrocede e anda para trás, desde, princípios básicos do passe, até as lides incompetentes de seus dirigentes!

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 12/07/2019
Código do texto: T6694287
Classificação de conteúdo: seguro