FAMÍLIA SCHOCAIR: PAIXÃO PELO CINEMA. PELA MÚSICA E PELA LITERATURA

O LEGADO CULTURAL DA FAMÍLIA SCHOCAIR

Nelson Marzullo Tangerini

Estive com o professor e escritor Nelson Maia Schocair no dia 10 de novembro [de 2017], quando conversamos sobre a ALB [Academia de Letras do Brasil], da qual fazemos parte e lembramos de quando escrevíamos canções juntos [com Osvaldo Martins e Roberto Costa] para a nossa banda Lua Nova [que passou a se chamar Carta Geográfica – homenagem ao poeta modernista mineiro Murilo Mendes] e de nossa viagem pelo Sertão Veredas das Minas Gerais.

É claro que nos lembramos dos grandes amigos que se foram [Gilson, Osvaldo, Roberto, Wilson...] e dos que ainda estão por aqui [João, Solange, Adalberto, Consola...]. E isto nos remete àquela canção do 14 Bis: “E os meus amigos, dispersos pelo mundo, a gente não se encontra mais pra cantar aquelas canções que disparavam nossos corações...”

Almoçamos juntos no self-service mais próximo, na Tijuca, na parte da tarde, discutimos a publicação de um livro nosso, Espelho Retrovisor, contendo as letras que escrevemos juntos e assistimos a dois filmes produzidos pelo Sr. Domingos William da Fonseca Schocair, avô de Nelson. Como a família não tem fotos do cineasta e ator William Schocair [seu nome artístico], sugeri que Schocair pausasse certas cenas para que eu o fotografasse ao lado do nome Schocair ou de seu avô.

Quando escrevemos Canta rio, cantam grilos, em Petrópolis, o Sr. Nelson [pai] foi o primeiro a ouvir nossa bela canção. Nelson foi com seu violão para a varanda. Ficou ali dedilhando as cordas de seu instrumento. Estava na sala, quando o vi. Quando me levantei, a caminho da varanda, ouvi o Sr. Nelson dizer para todos: “- Vão fazer mais uma canção”. Um rio corria próximo; as estrelas no céu pareciam vidrilhos. E a música nasceu.

Mas estou aqui para falar do Sr. William Schocair, avô de meu amigo Nelson, que tinha 7 anos quando o artista morreu.

William Schocair nasceu no Rio de Janeiro em 1902. Em 1916, seu pai, Olívio Schocair, na iminência de perder o filho para a I Guerra Mundial, registrou-o novamente alterando o ano de seu nascimento para 1904.

Apaixonado por cinema, William emigrou, em 1921, para os EUA e lá trabalhou em pontas de filmes mudos. Inclusive, de Rodolfo Valentino, adquirindo experiência na cinematografia então emergente.

Voltou para o Brasil e filmou “Coió sem sorte” [1924], “Lei do Inquilinato [1927] e “Maluco e mágica” [1932], primeiro filme futurista brasileiro. Nesses filmes, trabalhou também como ator.

O Sr. Schocair foi cofundador da Companhia Vera Cruz, a Hollywood brasileira, e veio a falir anos depois, como tantos outros abnegados de seu tempo. Todo o seu investimento foi gasto com cinema e, em 1969, morreu a míngua de recursos, no Rio de Janeiro, deixando viúva D. Gioconda Provenzano Schocair, com quem teve quatro filhos. A primeira filha morreu ainda bebê. Depois nasceram, pela ordem, Adamo, Nelson e Nilza, a única viva.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 16/07/2019
Reeditado em 16/07/2019
Código do texto: T6697038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.