BUSCANDO ENTENDER CERTOS MISTÉRIOS

76644

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

Após reconhecer e agradecer o apoio e os acessos que pessoas no estrangeiro fazem ao meu blog, pego tal mote para dissertar a respeito de algumas particularidades que observo nesse nosso cotidiano. Este mesmo autor é um crítico feroz do comportamento social/profissional do brasileiro. E já expôs tal conceito, nele, por vezes até demais.

Mas não se pode deixar passar despercebida a maneira como os estrangeiros nos veem. Muitos deles até de forma pejorativa. Mas observe-se o seguinte: o nosso país atrai pessoas do exterior, que vêm dos quatro pontos cardeais do mundo.

Então, fica difícil de entender, e muito menos explicar, como alguém que nasceu e viveu no dito primeiro mundo, por exemplo, escolher passar a viver em nosso país, com todas as mazelas que aqui existem e sabem? Mais uma vez empregarei um termo que uso aqui, frequentemente: paradoxo.

Existem muitos brasileiros que vivem no exterior. E sabem como tudo lá é diferente. Também sabem das dificuldades que a maioria deles encontra e esbarra nessa permanência. No entanto não colocam para os seus que aqui permanecem, as dificuldades e apertos que passam por lá. Quase sempre até contam vantagens, enganando-os.

De minha parte, penso que não exista país melhor do que o nosso no mundo. Até mesmo baseado no fato da (i)migração de um primeiro mundista para cá, e quase sempre estabelecendo-se de vez por aqui. Infelizmente grande parte dos brasileiros não tem a exata noção do valor de nossa nação. Aqui só bastaria mudar a concepção do que é trabalhar. Fazê-lo com afinco e apuro, rendendo e produzindo mais do que o preciso. Também do necessário.

Países como a Alemanha, o Japão e, mais recentemente, a China, nos mostram o que é ter seriedade profissional. Hoje são potências mundiais invejáveis. Enquanto que nós, os brasileiros, apesar do país possuir todos os recursos necessários para tudo, ainda temos muitas dificuldades de sobrevivência.

E até sabemos, reconhecemos e temos a certeza de um dos piores focos desse desajustamento: a política. Mas que se pode dizer até mais: os políticos. É o âmbito mais vergonhoso que o país possui. E não só o âmbito. As pessoas que estão nele é que são horríveis. A começar pela desonestidade que possuem e, principalmente, praticam.

Infelizmente isso já vem de longe. E o povo ainda não adquiriu percepção dessa ruindade. E nem se sabe dizer o porquê disso. Tudo se vê, lê, ouve e vive, não necessariamente nessa ordem, sobre as mazelas praticadas por essa gente.

Mas "tudo continua como dantes no quartel de Abrantes!"

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/07/2019
Código do texto: T6697390
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.