Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Para onde vamos?

O positivismo, movimento ideológico que criou força durante o século XIX, levou o homem à Primeira Guerra Mundial. Esta ideologia, braço do Humanismo, pregava a ideia de que o homem, através da ciência, não teria limites sociais, financeiros, criativos. A quebra da Bolsa de Nova Iorque, no início do Século XX foi o marco da derrocada do positivismo.
A autoajuda moderna, muito parecida em muitos aspectos com o positivismo, levará, certamente, a humanidade a um colapso, já eminente.
Estas ideologias, propaladas inclusive nos templos religiosos, tendem todas ao fracasso, porque alimentam o egocentrismo e a ilusão de que o homem, sozinho, é capaz de tornar reais todas as suas aspirações.
Ainda sob a égide positivista em nossa bandeira (Ordem e Progresso) este país mequetrefe vive a ilusão de que pode ir ao paraíso, enquanto caminha a passos largos para o caos.
Quinca Neto
Enviado por Quinca Neto em 19/07/2019
Código do texto: T6699408
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Quinca Neto
Rio Verde - Goiás - Brasil, 47 anos
221 textos (3171 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/10/19 09:32)
Quinca Neto