A VIDA É UMA VIAGEM

Estava agora a refletir sobre minhas vivências, mas tem sido difícil fazê-lo bem sem escrever. Não é novidade afirmar que a gente conduz a existência conforme as circunstâncias. Como se modificam, também se transformam nossos modos de melhor usufruí-la. Muito é devido a nosso jeito de ser, mas o peso da condição existencial é bastante expressivo. Não é questão de idade, mas de um conjunto de coisas. Saí mundo afora aos 20 anos, voltei e me formei aos 25, quando também me casei; fui pai aos 27, separei-me aos 42, após 17 anos de casado, com dois filhos adolescentes. Passei a residir num apartamento de solteiro, onde bem vivi durante 22 anos. À época, trabalhava bastante e o meu tempo de lazer era dedicado aos filhos e, obviamente, aos agradáveis desafios do estado de solteiro. Férias em Xangri-lá e, mais tarde, também em diferentes praias de Santa Catarina, quase sempre com os filhos. Só para verem como muda a vida, em 22 anos devo ter ido apenas seis ou sete vezes a Gramado participar de Congressos ou quando tinha namorada firme. Os filhos já estavam mais crescidos e tinham as suas próprias programações para o tempo livre. Cito isto, porque gosto tanto de Gramado e região que lá comprei apartamento há mais de cinco anos. Eventualmente, íamos à fazendola aprazível de meus pais na Barra do Ribeiro, mas Xangri-lá predominava amplamente. Em 1997, fui à Europa por 17 dias, creio, e, antes disso, passei um carnaval de oito dias em Punta Del Este. Foi o máximo em matéria de viagem ao exterior que realizei naquele longo período. O apelo verde-amarelo era bem mais forte, sobremodo pela condição de solteiro militante. Acho que me entendem. Só voltei a viajar ao exterior, várias vezes, com Andréa, a partir de fins de 2003. Existem ainda muitos planos na cabeça, claro, mas a melhor viagem, atualmente, é a que tenho feito em casa mesmo, aqui ou em Gramado, com filhos, netos e amigos. Sim, a vida é uma viagem, que se encerra com o início de uma outra, bem mais longa. Aviso que não terei, tão cedo, disponibilidade de tempo para providenciar o visto no meu passaporte.