FILHOTE DE POETA

Muitas famílias nordestinas possuem o hábito de dar aos filhos, no período do nascimento, nomes para lá de curiosos. Na maior parte das vezes, são batizados inspirados na família, natureza, santos de devoção ou entidades políticas ou religiosas; e dito isto, podemos citar o exemplo do Padre Cícero, notabilizado na região como o “Padim Ciço”.

Via de regra, surgem nomes simples ou compostos como o do rebento do casal Izolino e Marta, moradores do litoral do Ceará.

Foi então que decidiram dar à criança o nome de Izomar, e fruto desta particularidade acabou pagando desde cedo alguns micos de dar dó. O garoto, único filho homem de uma prole de oito, todas as vezez em que chegava alguma visita era convocado pelo pai para recitar algo.

E lá vinha o Sr. Izolino ladeado de Dona Marta, trazendo nas mãos um banquinho desses de preto-velho, capenga de tanto uso. O mesmo era então colocado no centro da sala para o grande momento.

— Vai, filho, recite pra visita. — E lá ia o pobre do Izomar ao patíbulo.

Equilibrando-se perigosamente sobre o banco, declamava o pobre diabo:

— Do papai ganhei o IZO, da mamãe ganhei o MAR, é por isso que me chamo, que me chamo IZOMAR!

— PORREEETA!!!! Palmas, luzes, urros, gritos e vivas ao redor do micropalco. Visitantes embevecidos, pai e mãe extasiados ante o talento poético e precoce do menino!!!

Anos mais tarde, Izomar, diante de sua psicóloga, tentava a duras penas relatar seu trauma. Graças à terapia e ao uso de florais tornou-se outra pessoa, bem mais feliz e menos traumatizado.

Teve também o caso de Celma, a faxineira dos braços fracos.

— Seu Roberto, — pediu a moça — arribe esse pesado forno elétrico pra eu limpar embaixo? O bichinho está pesado que só a peste!

O pedido veio seguido de um lembrete: … mas tome cuidado com a Aparecida.

Aparecida era o nome da Santa, Nossa Senhora Aparecida; cuja imagem em gesso repousava sobre o aparelho. Dona Celma era devota da Santa e lancetou que eu devia me acautelar, evitando o risco de quebra da imagem..

E dá-lhe nome exótico pra essa galera toda. Nome santo ou composto disso e daquilo.

E por último, o episódio do moço que teve problemas com “bullying” na escola. Seu nome era Rosanildo. Os pais gostavam demais de rosas e registraram o filho com um tiquinho de seu amor pela natureza.

O filho tem nome de viado até hoje, mas por sorte não tubula nadica de nada na brajola!!! Dizem que ele até que é moço valoroso e bem dotado… de modos, bem entendido!