HÁ 50 ANOS O HOMEM PISAVA NA LUA- E EU SENTI A EMOÇÃO NO DIA 20 DE JULHO DE 1969

Em 1969 a barragem hidrelétrica situada na cidade de Correntina teve um rompimento das suas estruturas e enquanto era reconstruída, toadas as cidades que eram abastecidas pela eletricidade dessa barragem ficaram cerca de três meses sem luz elétrica.

Este fato do rompimento da barragem alterou consideravelmente a rotina de Santa Maria da Vitória, minha terra natal. Os colégios tiveram que adequar os horários noturnos para o período da tarde, passando o período da tarde para a manhã e assim sucessivamente.

O S.A.A.E, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade através de motor a óleo diesel,diariamente ligava a bomba no período das onze horas da manhã ate o meio dia, e era neste interregno que as pessoas abasteciam tudo que era tipo de vasilhame, além das caixas d'água (eram poucas casas que possuíam caixas d' água) caso contrário, todos teriam que ir ao Rio Corrente para abastecer suas casas.

Para nós crianças a noite era uma só diversão! Enquanto os adultos batiam seus papos sentados em cadeiras colocadas nas calçadas, era normal brincarmos de esconde esconde pelas ruas da cidades nos areões, mas em noite de luar. Sem luar apenas nos limitávamos nas brincadeiras à frente das nossas casas.

O serviço de auto -falante (A voz do Expresso Nacional) que possuía motor para fornecer eletricidade, sempre entrava no ar das onze horas até o meio dia e das cinco da tarde até ás seis horas da tarde.No início sem a luz elétrica, a situação ficou muita chata, mas a medida em que os dias foram passando, a adaptação também foi acontecendo e acabamos naos acostumando com esta nova rotina, parecida com aquela em que eu vivi ao retornar de São Paulo para Santa Maria. Não havia ainda a luz elétrica.

Estávamos já no mês de julho, mês de férias escolares, mas precisamente no dia 20 de julho daquele ano de 1969 e eu com onze anos de idade vivia a expectativa da chegada do primeiro homem na lua.Não tínhamos televisão mas a população proprietária de rádios, sintonizados suas ondas médias e curtas estava ansiosa pela notícia da chegada do homem na lua.

Neste dia, Tia Ruth(ela era professora de geografia e não queria perder nenhum detalhe) sentou se na frente de casa com o rádio ligado no período da noite e todos nós ao redor dela para não perdemos nem uma fala das locuções. Os comentários eram inúmeros nas emissoras sintonizadas.

Finalmente, quando o áudio transmitido pela Nasa em inglês e traduzido pelo locutor: A Águia pousou! Lembro-me do locutor emocionado parodiando o que o astronauta disse: Com esse a águia pousou , é o mesmo que dizer: Diga ao mundo que chegamos! meu coração quase saiu pela boca de tanta emoção!

A ida do homem à lua sempre foi papo vivo nas nossa rodas de conversas, inclusive o Pastor Reverendo Alberto, missionário dos Estados Unidos, sempre dizia para nos crianças que os americanos chegariam na lua em breve e este fato se consumava naquele dia 20 de julho de 1969.

No dia seguinte na cidade só se falava neste feito da humanidade. Muitos como eu acreditavam neste feito e muitos duvidavam dele e era neste diapasão que as discussões eram acaloradas e ferrenhas. Uns explicando da evolução da tecnologia e outros desacreditando nela. Aliás até hoje ainda existem pessoas que não acreditam que o homem chegou na lua!

Se de fato o homem não houvesse chegado na lua, este fato não seria desmentido pela União Soviética maior rival e pioneira na guerra espacial? Claro que sim!

Existem inúmeras teses e até vídeos na internet de pessoas capacitadas para a desinformação espalhando teses mentirosas sobre a não descida do homem na lua. Aliás vale ressaltar que foram doze astronautas que desceram na lua em seis missões.

Quando Yuri Gagarin, o primeiro astronauta a entrar em órbita ao redor da terra, um líder do Partido Comunista Soviético em seu discurso efusivo disse: Gagarin viu o mundo más não viu Deus lá.(atribuem esta frase ao Gagarin mas ele não a disse) Foi uma espécie de ofensa aos americanos que é uma nção religiosa, mas com o advento da Apolo oito tripulada que entrou em órbita ao redor da terra, um astronauta leu o capítulo número do livro de Gênesis:( no princípio Deus fez os céus e a terra......... )uma bela resposta aos Soviéticos.

Aos adeptos da não chegada do homem à lua, ficou claro que a União Soviética desmentiria com certeza se tal fato não fosse verdadeiro. Até as fotos tiradas pelas sondas japonesas do solo lunar atestam a veracidade dos fatos.

Voltando ao meu cenário no interior da Bahia, o fato da chegada do homem na lua marcou tanto a nossa geração que nos desfiles de sete de setembro de 1969 todas as escolas criaram carros alegóricos com a réplica da apolo onze e os três astronautas.

Tal fato ocorreu em todas as escolas da nossa região! Em Santa Maria a Escola de dona Rosa e o Colégio Comercial construíram réplicas perfeitas da apolo 11 e seus astronautas.

Vejam o depoimento de um amigo décadas depois:"Em 1969 quando se deu a conquista da lua, o mestre Honorato Ribeiro dos Santos, construiu um carro alegórico com a réplica do APOLO 11 e a lUA .Os astronautas equipados com o figurino idêntico à cada um dos reais americanos da conquista. Elvio (Dr Elvio) Cássio e Helvécio Junior irmão do poeta Hélverton Baiano. Os dois primeiros filhos do Professor Evandro Filardi .Fiquei contagiado com a perfeição da arte. Na época esta obra de arte desfilou pela cidade(minha amada e querida CORRENTINA )jutamente com os alunos do Educandário São Jose no dia 7 de setembro de 1969 parada comemorativa à nosso independência. Eu acompanhei a esta arte na marcenaria paroquial hoje o local da Catedral.

Pedrinho Dinamith

Como viram, o que fascinou a nossa geração em 1969 ainda fascina as gerações até os dias de hoje, passados mais de cinquenta anos daquele feito extraordinário do homem, que muito me emocionou e a muita gente.

Mas deixo uma pergunta no ar, quando ouvimos e vemos que as nações estão investindo alto para povoar a lua e marte respectivamente, prevendo uma possível destruição do planeta terra e da humanidade: Por que não investir aqui neste planeta azul, belo e radiante, um ponto azulado na imensidão do cosmos, preservando-o e preservando a humanidade? Quem tiver uma resposta que responda, pois acabo sendo incapaz de responder tal questionamento.

Para finalizar, no ano seguinte, 1970 nós fomos brindados com Cometa Bennett i descoberto por John Caister Bennett, de Pretoria, África do Sul, em dezembro de 1969. De órbita elíptica (fato que seria constatado mais tarde), passou pelas proximidades da Terra em meados de março de 1970, ocasião em que podia ser visto a olho nu durante o amanhecer. Por volta de 20 de maio desse mesmo ano já não era mais visível nem com o auxílio de instrumentos óticos.

Como veem, nem todas as gerações foram brindadas com fatos tão marcantes! Mas as de agora poderão ver conquistas espaciais bem mais marcantes do que um simples homem descendo na lua e um cometa no céu. Poderão presenciar o homem enfim chegando a Marte e fico triste por não poder ver tais feitos, porque a minha geração está na sua jornada final, mas feliz por assistir o início de fato da aventura espacial.

É o que há.

Joãzinho de dona Rosa.

Joazinho de dona Rosa
Enviado por Jota Kameral em 21/07/2019
Reeditado em 25/07/2019
Código do texto: T6701160
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.