SUPER-HOMEM

A prematura morte de Dana Reeve aos 44 anos, pouco após o desaparecimento de Critopher Reeve, traz-nos reflexões sobre o amor e o sofrimento causados por separações irreparáveis que se mostram como mestras exemplares e insubstituíveis. Vítima de um câncer fulminante, a esposa do ator que esteve a seu lado e que presidiu a Fundação que leva o nome do marido foi incansável na luta para o desenvolvimento de pesquisas de células-tronco que pudessem ajudar na cura de problemas físicos hoje insolúveis.

Em uma de suas últimas entrevistas, Christopher Reeve manifestava um entendimento e um sentimento sobre a vida que o personagem que encarnou no cinema, com todos os seus poderes, certamente não poderia manifestar. “Seu corpo não representa o que você é. A mente e o espírito transcendem o corpo”.

Aquelas palavras nos fizeram recordar Platão na apologia feita em defesa de Sócrates: ”Por toda a parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocupar exclusivamente e tão ardentemente com o corpo e as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela seja o melhor possível, e vou dizendo que a virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vêm, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados”.

E também o filósofo alemão Nietzsche que anunciara o Super-homem no controverso “Assim falou Zaratustra”, e afirmara que “o homem é superável”. E mais: “Que é o macaco para o homem? Uma zombaria ou uma dolorosa vergonha; o mesmo que deve ser o homem para o Super-homem: uma irrisão ou uma dolorosa vergonha”.

Os quase dez anos de imobilidade física fizeram com que o ator que encarnara o papel central no filme “Em Algum Lugar do Passado” compreendesse o que o jovem da ficção romanesca não pode captar: o ser humano não é a imagem que o espelho projeta ou a figura que os outros olhos vêem.

“Quando faço o bem, sinto-me bem. Quando faço o mal, sinto-me mal. Esta é a minha religião”.

A bússola moral emprestada de Abraão Lincoln direcionou Christopher Reeve para outros entendimentos. “Acho que todos nós temos uma voz interior que nos guia; se nos livrarmos de todos os ruídos de nossa vida e escutarmos essa voz, ela vai nos dizer qual é a atitude correta”.

O Super-homem imaginado por Nietsche que povoou o imaginário infantil nos gibis e nas telas dos cinemas no século passado precisou ver-se imobilizado fisicamente para descobri-lo, em toda a sua realidade, em sua mente e espírito que transcendem o corpo. O ator experimentou em vida o paradoxo do personagem e deixou-nos uma lição e um exemplo que o filósofo Nietsche jamais cogitaria.

O Super-homem continuará vivendo em nossas esperanças, distante do imaginado personagem do cinema, mas como uma possibilidade de chegarmos a ser o que não somos: seres melhores, mais justos, tolerantes, menos cruéis, mais inteligentes, humanos, verdadeiros heróis que qualquer pessoa poderá encarnar.

Nagib Anderáos Neto

www.nagibanderaos.com.br

Nagib Anderáos Neto

Enviado por Nagib Anderáos Neto em 23/10/2007

Reeditado em 12/07/2013