PORQUE HOJE É SÁBADO

Porque hoje é sábado é dia de cumprir a obrigação. Porque hoje é sábado é dia de feira. Feira livre da frieza dos Horti Fruti. Porque hoje é sábado é dia de reclamar dos preços com o feirante, com a vizinha próxima e, ao mesmo tempo, tão distante. Dia de ouvir o animado feirante apregoar a qualidade e a beleza de suas frutas e legumes :

"Vejam, senhoras freguesas, estas belas espigas de milho de barbas ruivas, estas cenouras amarelas, procurando beterrabas, rabanetes e tomates , para uma deliciosa salada. Estes maxixes eriçados como porcos-espinhos. Estes chuchus tão verdes esperando o camarão da barraca ao lado. Maçãs vermelhas, abacaxis de Marataízes, doces como mel, melancias rindo com os seus caroços, laranjas saborosas para adoçar a língua. E o verdadeiro aipim de Santa Cruz!"

Porque hoje é sábado e a feira é de quem vier, alguém grita :

" Olha, o pastel quentinho com caldo de cana!"

Porque hoje é sábado esqueceremos que, na segunda-feira, suaremos o pão nosso de cada dia. Porque hoje é sábado e amanhã é domingo. Domingo, dia de sentar à mesa coberta por uma solene abundância. Domingo, dia de repartir o pão, o vinho e o amor com estranhos.

(Livremente inspirado em "A repartição dos pães"

de Clarice Lispector)

Malinche
Enviado por Malinche em 03/08/2019
Código do texto: T6711430
Classificação de conteúdo: seguro