PORQUE HOJE É DOMINGO

"E no sétimo dia, ELE descansou" (Gênesis)

Ano dois mil e dezesseis da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vigésimo terceiro Domingo do Tempo Comum.

Em uma praça no Rio de Janeiro.

Lá está a senhora idosa para cumprir sua obrigação de caminhar, caminhar, exercitar, exercitar. Lá, também, está o trabalhador negro, idoso, deficiente, funcionário da limpeza urbana, para cumprir, sem descanso, sua obrigação de limpar, limpar, varrer, varrer.

Um homem branco, de cabelos brancos, parecendo aposentado que gasta o Domingo na praça, passou em direção ao bar e gritou arrogante como um feitor para um escravo. "Lá embaixo daquele banco tem uma garrafa pet".

A senhora idosa parou, congelou. Dor, ira, indignação, revolta. Foi em direção ao banco, pegou a garrafa, esquecida pelo trabalhador e jogou na lata de lixo por ele empurrada com dificuldade.

"Desculpe, senhor, a arrogância daquele homem. Certas coisas me deixam louca."

Ele agradeceu, sorriu um constrangido e desdentado sorriso com séculos de humilhação.

O feitor voltou do bar com três amigos trazendo bolsas com bebidas e lanches. Sentaram e começaram o jogo de cartas do Domingo. Dez minutos depois, do bar saiu um homem de uns quarenta anos. Com postura de capataz, olhou o trabalhador e com os braços abertos em atitude autoritária, apontou a calçada do bar exigindo a limpeza. Só o gesto, sem palavras. Virou as costas e entrou.

A senhora parou, congelou. Dor, ira indignação, revolta. Basta! Chega! E se afastou em direção ao encarecido e embranquecido Maracanã, à abandonada Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ao esquecido Museu do Índio.

No caminho, a camiseta Bob Marley passou protestando:

"Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho

nos olhos, haverá guerras."

Então é preciso lutar todas as lutas, viver todas as vidas e morrer todas as mortes.

Ano cento e vinte e oito da assinatura da Lei Áurea. Vigésimo terceiro Domingo do Tempo Comum. Hora de convocar os ancestrais.

"José do Patrocínio, traga a Pena e as Camélias ! "

" Zumbi dos Palmares, traga as Lanças! "

Setembro/2016

Malinche
Enviado por Malinche em 04/08/2019
Código do texto: T6711999
Classificação de conteúdo: seguro