O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO
=====================

Por Olavo Nascimento (21/08/2019)

Ao lembrar-me da polêmica frase de 1963 (56 anos atrás) e trazê-la para os dias atuais, chego à conclusão que, independente de quem a pronunciou, a afirmação bastante espirituosa, nunca saiu do contexto e continua valendo até hoje. Alguns anos antes daquela data e após outros tantos, o Brasil não tomou jeito mesmo. Não por culpa do país em si é claro, mas principalmente por seus governantes. Tem sido uma turma da pesada a governar o país caro leitor, turma esta misturada com incompetentes, irresponsáveis, corruptos e malucos. Isso mesmo: malucos e desvairados que abraçam todos os outros adjetivos.

A frase chamativa e irreverente, teria sido atribuída a Charles de Gaulle, ex-presidente da França, entre fevereiro e março de 1963, durante um incidente diplomático envolvendo o Brasil e a França relativo à pesca de lagostas. A frase teve imensa repercussão e pode também ter sido proferida pelo diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza que assumiu a sua autoria. Ele era, na época do incidente que ficou conhecido como "Guerra da Lagosta", embaixador do Brasil na França, cargo que ocupou entre 1956 e 1964. Carlos Alves de Souza teria dito que o Brasil não era um país sério em uma conversa informal com o jornalista brasileiro Luís Edgar de Andrade, correspondente na França do Jornal do Brasil. A irreverência ficou famosa no Brasil inteiro, causando todo o tipo de reação, quase sempre sem levar em conta o contexto em que a frase teria sido dita. Muitos criticaram o presidente francês e alguns passaram a censurar todos os franceses, a tentar contradizê-los e a questioná-los sobre o que pensavam do Brasil.

Não sei se o leitor concorda com essa afirmação, mas como disse acima que a insolência tem que cair no colo de governantes e não no mapa do nosso querido Brasil, faço a seguir um pequeno resumo de alguns presidentes que podem ou poderiam ser chamados de
"MALUCOS". Ei-los:
----------------------
--
GETÚLIO VARGAS (1954) - Cometeu suicídio em 24 de agosto com um tiro no coração. Estava com três anos e meio de mandato e a cena ocorreu no Palácio do Catete na cidade do Rio de Janeiro. Foi ou não foi um ato irresponsável ou coisa de maluco?
----------------------
--
JÂNIO QUADROS (1961) - Foi breve, durou sete meses e encerrou-se com a renúncia. O homem que usava a vassoura como símbolo da campanha presidencial para limpar a sujeira do país, chegou a se meter com os maiôs nos desfiles de misses e brigas de galos. Era ou não era um maluco?
----------------------

-- 
JOÃO GOULART (1961/1964) - Substituiu Jânio por ser o vice-presidente e esteve no poder de setembro de 1961 a abril de 1964, mês em que foi efetivamente afastado por uma articulação civil-militar. Foi defenestrado após um comício para cerca de 300 mil pessoas nas imediações da Central do Brasil na cidade carioca, quando anunciou a implantação de reformas de base não aceitas por empresários, proprietários de terra e por outros poderes da república. Foi ou não foi um incompetente?
----------------------

-- REGIME MILITAR (1964/1985) - Período comandado por generais das forças armadas que implantou o regime ditatorial a partir de 31 de março de 1964, quando destituíram o então presidente João Goulart e assumiram o poder por meio de um golpe. Instituíram o AI-5, fecharam o Congresso Nacional, extinguiram cargos políticos, prenderam e expulsaram parlamentares e executivos do país, censuraram a imprensa, perseguiram estudantes em faculdades e praticaram torturas em indiciados por subversão da ordem. Tempo de sequestros de embaixadores, asilos políticos, passeatas do povo contra o regime e proibições de eleições diretas. Esse  pacote todo aí e outros mais que ocorreram, foi ou não foi um regime de malucos?
----------------------  

-- JOSÉ SARNEY (1985/1990) - Vice-presidente de Tancredo Neves que fora eleito indiretamente, mas que veio a falecer antes de tomar posse, Sarney foi o primeiro civil a assumir o governo presidencial após os anos da ditadura. Seu governo foi marcado por planos econômicos para combater os altíssimos índices de inflação, sem consegui-los. Foi ou não foi um governo incompetente? 
----------------------
-- 
FERNANDO COLLOR DE MELO (1990/1992) - Foi o primeiro presidente eleito pelo povo desde 1960, quando Jânio Quadros venceu a última eleição direta para presidente antes do início do Regime Militar. Ao tomar posse sequestrou as contas bancárias de toda população, com o intuito de recuperar a economia, traindo o seu eleitorado, adversários e correligionários. Foi acusado de corrupção, julgado pelo congresso e pediu renúncia em 2 de outubro de 1992, para se livrar da instauração de seu processo de impeachment no dia anterior, que votaria a sua cassação. Tornou-se inelegível por oito anos, voltou a ser eleito como senador por Alagoas e continua sendo investigado por outros desvios. Foi ou não foi um maluco irresponsável com envolvimento em corrupção?
---------------------

-- LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003/2011) - Também eleito pra dois mandatos por voto popular, teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do país e a redução da pobreza e da desigualdade social. Com altos índices de aprovação popular, o seu mandato foi alvo de investigações e corrupção que originaram o processo do Mensalão e do Petrolão sobre esquemas de recebimento de propinas através de vultosos contratos com empreiteiros, empresários e fornecedores do governo. Além de outros políticos envolvidos nos desvios de dinheiro público, Lula foi condenado após deixar o governo e hoje encontra-se preso cumprindo pena em Curitiba, além de estar envolvido em outros processos criminais aguardando decisões. Foi um dos mais carismáticos ídolos políticos de todos os tempos no país que, infelizmente, teve sua vida pública e a sua biografia manchadas pelos escândalos de corrupção sistemática. Foi ou não foi um maluco  irresponsável com envolvimento em corrupção?
---------------------
-- 
DILMA ROUSSEFF (2011/2016) - Eleita para dois mandatos com apoio de Lula, Dilma foi a primeira mulher brasileira a assumir a Presidência da República. Seguidora partidária do ex-presidente, teve o seu mandato interrompido por um impeachment em 31 de agosto de 2016 por improbidade administrativa. Foi ou não foi uma maluca incompetente e irresponsável? 
---------------------
--
MICHEL TEMER (2016/2018) - Vice-presidente de Dilma, assumiu a presidência em 31 de agosto de 2016. Seu curto mandato foi marcado com envolvimento em corrupção de dinheiro flagrado na mala e conversas gravadas com corruptor. Deixou o governo no fim de 2018 e já foi preso duas vezes por causa de investigações. Continua em liberdade aguardando decisões da justiça. Foi ou não foi um maluco irresponsável envolvido com corrupção?
---------------------
-- 
JAIR BOLSONARO (2019) - Eleito pelo povo por esmagadora maioria de votos na última eleição presidencial, Bolsonaro está apenas no início do seu governo e já mostrou a sua cara. Sempre envolvido em polêmicas com suas atitudes, decisões e comentários fora de hora, Bolsonaro parece que quer aparecer mais do que a sua gravata. Anda falando muitas besteiras com ares de ditador, o que é lamentável. Chegou a dizer um "quem manda aqui sou eu", interferindo nas normas regimentais da polícia federal. Está praticando nepotismo ao querer nomear o seu filho Eduardo como embaixador nos Estados Unidos e está trocando cabeças em órgãos públicos de acordo com suas conveniências. Poderia relacionar aqui as inúmeras mancadas já mostradas pela imprensa, mas prefiro dizer que Bolsonaro é mais um maluco nos nossos calcanhares. É ou não é prezado leitor?
-----------

Finalizando o que aqui agora registro, quero afirmar que Bolsonaro nunca foi um político das minhas preferências, o que há muito tempo não é nenhum. Deixei de comparecer às urnas por vontade própria desde a época da eleição do Collor, em quem votei duas vezes e me arrependi amargamente. Torci pela vitória do ex-capitão em 2018 apenas para derrotar a turma corrupta do PT, mas preciso ter a coerência de apontar os seus erros como fiz para todos os outros. Já demonstrei diversas vezes a minha descrença com a política brasileira, principalmente com o Poder Legislativo que legisla em causa própria sem mirar para os anseios da sociedade. Uma turma volumosa de 594 parlamentares num congresso bicameral que não deixa de ser 594 malucos brigando por seus bolsos e pela  impunidade. Não sou adepto de fanatismos que seguem doutrinas e ídolos em quaisquer circunstâncias, não reconhecendo suas culpas e seus erros.

Sou um brasileiro que ama a sua pátria e que deseja um dia dizer que "O BRASIL É UM PAÍS SÉRIO".
=============================================  

=======================================
Abraços e agradecimentos por seus comentários.
=======================================

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 21/08/2019
Reeditado em 21/08/2019
Código do texto: T6725636
Classificação de conteúdo: seguro