E madre Encarnação?


          1. Ela continua esquecida. Falo de madre Vitória da Encarnação . Freira clarissa, ela morreu em Salvador no dia 19 de julho de 1715. Pertenceu à Comunidade do Convento de Nossa Senhora do Desterro, o mais antigo convento feminino do Brasil.
          
2. Madre Vitória da Encarnação carrega, ainda hoje, volvidos tantos séculos de sua morte, a fama de santidade. Em seguida, mostro porquê.
          
3. Na sua cela seráfica, modestíssima com certeza, ela viveu dedicada exclusivamente a Deus. Destacou-se "pelas suas elevadas virtudes em busca da perfeição".
     Conta-se que ela praticou de forma contínua a caridade, a humildade e a paciência. Socorria os pobres que procuravam o seu convento.
          
4. Segundo o escritor baiano Afrânio Peixoto, soror Encarnação "dava-se aos mais humildes trabalhos da cozinha";  comia "sentada em terra ou de joelhos"; e, segundo ainda Afrânio, "dormia em uma dura tábua, depois de vigílias longas e mortificantes". 
         
5. Não por acaso, sobre irmã Vitória escreveram vários escritores da Boa Terra; entre eles, Sebastião da Rocha Pita (1660-1738), historiador; Amélia Rodrigues (1861-1926), poetisa; Pedro Calmon (1902-1985), historiador, e Afrânio Peixoto, respeitado romancista, no seu belíssimo livro "Breviário da Bahia". 
          
6. Destaco a opinião de Pedro Calmon sobre a freira: "É necessário incluir no hagiológio brasileiro essa heroica figura de mulher..." E Afrânio: "A Bahia teria também a sua santa", defendendo a canonização da irmã Vitória.
          
7. Nos dias que antecedem a canonização de Irmã Dulce, entendi que devia voltar, aliás, pela enésima vez, a soror Encarnação. Para manter viva a sua memória, a sua história e perguntar: por que, até hoje, pelo menos não beatificaram madre Vitória?  Ah, morreu há séculos... Poucos foram os santos que alcançaram os altares logo após sua morte.
          
8. Ultimamente, aqui no meu site, tenho advogado, pelo menos, repito, a beatificação da clarissa do Desterro, acrescentando: que se beatifique a freira Vitória "Ad majorem Dei Gloriam" - para a maior glória de Deus, lema dos jesuítas. Alô, papa Francisco, ilustre filho de Santo Inácio de Loyola.
        
9. Creio que, aprofundadas as pesquisas - atenção Arquidiocese de Salvador - madre  Encarnação fará, logo, logo, parte do "hagiológio brasileiro". E a Bahia terá duas santas. Coisas que só acontecem na Terra do Senhor do Bonfim.    
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 29/08/2019
Reeditado em 05/11/2020
Código do texto: T6731955
Classificação de conteúdo: seguro