O MENINO NA JANELA

Contemplando o horizonte por minha janela, vejo chegar, sorrateiramente, meus 59 anos. Como assim? Eu, ainda, um menino, há pouco! Foi tão rápido! Enquanto o observo através de as frestas de minha janela, pergunto-me: o que o fez chegar tão rápido? Não precisava de tanta pressa assim! É, Cazuza, tenho que concordar contigo: “O Tempo Não Para!”

O que eu vivi, talvez, coube ao destino, mas como vivi foi uma opção minha. Nessas horas retrato momentos, mergulho em lembranças e recordo tantas experiências.

A idade tem dessas coisas: faz-nos mais contemplativos, reflexivos e sábios (espero! rsrsr). Em minhas memórias, sinto a falta de um convívio maior com meus Irmãos e com meu filho! Tantas coisas aconteceram, e agradeço por cada uma delas, pois me forjaram no homem que sou, que ora contempla o tempo pela janela, ainda, pensando ser aquele menino sonhador, o qual, jamais, quero que morra dentro de mim.

Embora eu já escute o galopar constante dos meus 59 anos a se aproximar, não sinto seu peso, não temo sua presença ou sequer o rejeito. Como em anos anteriores, de braços abertos o recebo com carinho. Visto a melhor roupa ao me despir de velhos hábitos! Contabilizo as experiências e, sempre, acuso um “superátive” do “valeu a pena!” Se chorei ou se sofri, dizia Robertos Carlos: o importante é que emoções eu vivi. E sigo confiante em Fernando Pessoa, afinal, “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

É importante ter sonhos! É maravilhoso realizar nossos sonhos! É sábio aceitar que nem todos poderão ser realizados e mais sábio, ainda, ter o mesmo contentamento quando tais sonhos, por nós não-realizados, possam sê-los por outro sonhador, que não nós! Talvez, esteja aqui o segredo da felicidade! Realizei muitos dos meus sonhos, através das conquistas de meus filhos, e até, de anônimos caçadores de sonhos, que conseguiram transmuta-los em realidade. Hoje, aqui, debruçado em minha janela, percebo que o que chamamos de “realidade” é muito relativo!

O tempo, o espaço, tudo é relativo! Ao vivenciar mais uma experiência neste planeta Terra, de onde nada do que lutamos tanto para conseguir se leva; nada de material, que priorizamos tanto, terá a menor importância para onde iremos, vejo que o tempo, de fato, é ilusório, passageiro. Ele, o tempo, é, apenas, uma espécie de pano de fundo no palco da vida terrena.

O menino que contempla o cavalgar de seus 59 anos se aproximando pela janela, é tão real dentro de mim, quando me permito sonhar. Talvez, a vida seja isso, um sonho em que podemos interagir e traçar destinos.

Ainda, falta-me um pouco mais de 2 meses para esse Cavaleiro das Idades bater a minha porta, ao som do “Parabéns a Você”, tirando de seu alforje novas metas e realizações para serem conquistadas, por mais um ciclo de vida. Decerto, ao se deparar, no parapeito desta janela da vida, reconhecerá o menino, através do brilho de vida em meus olhos, deixando sua encomenda, e com um sorriso e um leve meneio de cabeça, a ajeitar seu velho chapéu, despedir-se-á sem palavras, como em anos anteriores.

Jamais, recusarei a visita desse Cavaleiro das Idades, nem tão pouco deixarei morrer, em mim, esse menino sonhador, que recebe ansioso, a cada ano, novas metas para serem atingidas no ciclo vindouro. Tal menino, carinhosamente, o batizei pelo nome de Entusiasmo! Oriundo do grego, “in + theos”, “Entusiasmo”, significa “em Deus”. Seu nome é o meu combustível para seguir, sempre, em frente, agradecendo por cada obstáculo em meu caminho, pois esses, são para mim, a oportunidade de um novo aprendizado.

A idade é assim! Chega-nos aos poucos, na mesma proporção, ou bem por aí, em que vai se despedindo a vitalidade. A idade, conforme o grau de consciência de cada um, traz como anexo, a Sabedoria. Sendo o tempo uma grande ilusão deste plano terreno, resta-nos manter, sempre, acesa a chama do Entusiasmo, para que o brilho dos olhos deste menino, que ora contempla a chegada do eterno Cavaleiro, através da janela da vida, possa iluminar novos sonhos, mesmos aqueles que, sabemos que, jamais, serão, por nós realizados, pouco importa!