"A MÚSICA BRASILEIRA ESTÁ UMA MERDA" (Milton Nascimento)

80052

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019

Em recente entrevista à Mônica Bérgamo o cantor Milton Nascimento declarou em alto e bom som, sem meias palavras: " A música brasileira está uma merda".

Claro que arrumou uma tremenda de uma encrenca porque logo a seguir muita gente que está incluída nessas condições, manifestou seu desagrado a respeito dessa afirmação.

Mas já que, praticamente, sou contemporâneo dele, concordo em número, gênero igual com a sua posição. E ainda acrescentaria o seguinte: a mediocridade e a vulgaridade também imperam nesse âmbito musical, a ponto de estarmos assistindo e recebendo músicas de baixíssimo nível.

Nós, os já coroas, aqueles que possuem mais de sessenta anos, na época de ginásio estudamos uma matéria que se chamava "Canto Orfeônico*". E nela aprendíamos uma série de detalhes a respeito de música, letra, rima, melodia, métrica, etc...

Nesses tempos atuais, e um pouco antes, começa a explicação para a baixa qualidade de muitos que enveredam por esse universo, desconhecendo tais regras. Também se pode atribuir à mídia marrom e capenga que está aí a nos brindar com os absurdos de hoje. As escolas não ensinam mais tal matéria.

A Humanidade perdeu-se por completo a partir da invenção e uso da moeda. O ser humano, com uma ambição desmedida, descabida e incontrolável, virou-se apenas para o exercício de amealhá-la. Desde então desconsiderou muitas das regras da vida.

Mas voltando à mediocridade e à vulgaridade, tentar-se-á explicar: educação, cultura e nível moral, são coisas que também hoje em dia anda deficiente. Os lares se deterioraram e se degradaram. Uma criança já não recebe os devidos ensinamentos de antes. E o primeiro é o respeito a tudo e a todos, incluindo-se aí às leis e regras pré estabelecidas pela própria sociedade.

E é assim que se tomou o ensinamento de que não é preciso aprender e respeitar coisa nenhuma. O que vale é a libertinagem. Geral e irrestrita. A putaria, a sacanagem, a safadeza, antes coibida, hoje em dia estão em voga. E errado são os que não admitem essas coisas.

Por isso a esculhambação que vigora em nosso meio. O que era bom e certo já não valem mais. Por isso é que se está vendo essa má qualidade em tudo e em todos. Os conteúdos artísticos passam longe daquilo que se praticava, produzia e se oferecia à população, antes. Por isso essa má qualidade geral que temos ao dispor nesse nosso cotidiano.

Só um reparo: antigamente também se produziam certas porcarias. Só que eram em números restritos. Agora inverteu-se a situação. Só escapam uns poucos e olhe lá. E ai de quem reclame. Será tachado de ultrapassado, retrógrado e etc...

Durma-se com um barulho desse.

* Canto orfeônico é um tipo de prática de Canto coletivo amador, tendo esse nome em homenagem a Orfeu, deus da mitologia grega, que encantava e amansava as feras com sua música

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 26/09/2019
Código do texto: T6754534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.