UM PAÍS DE PICARETAS E ENGANADORES

80152

Sábado, 28 de Setembro de 2019

Sou usuário de gás natural veicular, GNV, há muitos anos. Mais de trinta anos atrás era um gasto altamente rentável. Mas como tudo o que se desenvolve neste país é quase que embuste e engodo na maior parte do tempo e das vezes, hoje em dia nem compensa usá-lo mais.

A começar pela enganação de dizerem que este combustível não causa problemas no motor. Ledo engano. Também sua instalação requer alguns detalhes. O primeiro deles é ver ocupada a mala do veículo, sendo que em uns poucos deles seus proprietários instalam o cilindro na traseira sob o próprio (lado externo inferior).

Há a necessidade de se reforçar as molas do veículo. Dessa forma a suspensão resiste mais ao peso desse equipamento. E requer registro no Detran da aplicação dele, também. Sem contar que todo ano o proprietário deverá fazer a inspeção do veículo e do equipamento nos postos de vistoria de GNV. Além de a cada cinco anos o cilindro deverá passar por um reteste.

Sendo assim, como meu veículo e o tal equipamento GNV completaram cinco anos de uso, tive que fazê-lo para ser aprovado na vistoria anual do GNV. E buscando uma empresa autorizada para tal serviço, deparei-me com uma delas que não possui lisura em sua conduta, haja vista que o empregado dessa empresa comunicou-me que a válvula que havia no cilindro, não atendia

mais às novas especificações do INMETRO.

Mas o sujeitinho não sabia com quem lidava. Crente que iria cair nessa esparrela, avisei-o para montar o cilindro no veículo, após o dito reteste, e conversei com seu gerente/dono da empresa sob o alegado por ele. Este confirmou-me da nova determinação daquele órgão. Só que não me fiz de rogado, recusando tal manobra. Em tempo: a nova válvula me custaria a bagatela de R$250,00.

Ao sair dali, fui numa oficina que executa tais aferições anuais e o cidadão que me atendeu lá confirmou-me que era verdade a mudança da válvula. Sendo assim, dirigi-me à empresa onde havia instalado o equipamento de GNV em meu veículo, sendo surpreendidamente atendido pela dona de lá que ao saber de minha entrada em sua empresa, afirmou-me tranquilamente que efetuaria a troca da válvula, sem nenhum custo para mim.

E assim, alguns dias depois, marcado por ela, levei meu veículo para a devida substituição daquela válvula. O serviço foi feito rapidamente e saindo de lá, encaminhei-me para a oficina que faz a aferição anual de GNV, oficina esta a qual já sou cliente há alguns anos. A dita vistoria custou-me R$180,00.

Então, a realizei, aguardando lá por um pouco mais de uma hora de serviço. Mas ao seu final, procurei o engenheiro responsável dessa empresa para dirimir as dúvidas (e curiosidades) sobre essa situação em substituir a referida válvula. E conversando com ele cheguei a surpreender-me quando afirmou-me que não havia exigência nenhuma a respeito da substituição da válvula em questão.

Conclusão: nós, os cidadãos brasileiros, somos diuturnamente achincalhados, ludibriados e explorados por uma verdadeira corja de meliantes. E travestidos de empresários/comerciantes e que tais, mas que não perdem a oportunidade de se locupletarem às custas do cidadão contribuinte.

Mas como sou um verdadeiro carne de pescoço, não me deixo facilmente enganar, tampouco deixo-me lesar. Vivo o tempo inteiro com a pulga atrás da orelha, bem como com um pé sempre atrás. E até, às vezes, encosto-me numa parede próxima, evitando o que popularmente dizem me 'enrabar', pedindo desculpas pela afirmação chula, mas que é cabível nesta circunstância.

E tenho dito!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 28/09/2019
Código do texto: T6755826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.