Educação pede socorro

Ontem numa pequena e pacata escola da zona rural deste recanto nordestino que parece está tão longe de tudo. Só parece. Pois a tecnologia e o capacidade de pesquisa dos bons profissionais da educação proporcionam o alcance ao conhecimento e a transformação do homem e da sociedade. E neste escola tem uma equipe assim. Pois bem, nas coincidências da vida, deparei-me, como sempre, com a mais pura e dura realidade que de algum modo me choca. Agradeço a Deus por não me acostumar com tudo isso. Tenho certeza que existe uma saída.

Vendo o que diziam os pais dos alunos. Alí estava um pedido de socorro. O lado mais humano de cada um tentando achar uma saída. Percebi que esta iniciativa, sozinha, “nossa” – escola e família não será o suficiente ou capaz de mudar a realidade perversa a qual enfrentam. É preciso unir forças com o setor produtivo, governos, instituições, sociedade em geral. E mais que isso. Uma mudança de atitude de cada adulto desse planeta para tentar salvar a nossa futura geração.

Não é sobre concordar ou não com o sistema é ser melhor para melhorarmos o nosso mundo. Não só investir em educação e conhecimento. É preciso melhorar a qualidade de vida daquelas famílias da zona rural - saúde, saneamento, emprego, renda, etc! - isso ajudaria muito na formação educacional de toda essa geração. Fica aqui o meu apelo para que deem ao menos uma oportunidade de esperança aos nossos jovens que hoje, inconscientemente, dentro das suas limitação aindam acreditam num futuro melhor.

Infelizmente, milhoes estão perdidos e só um milagre os salvaria. Se fizermos isso, estaríamos protegendo toda esta geração - o ato mais valioso nesta empreitada. Deixo aqui minha provocação: que tal começarmos a fazer algo?

VR Rodrigues
Enviado por VR Rodrigues em 05/10/2019
Reeditado em 05/10/2019
Código do texto: T6761815
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.