ÓLEO NAS PRAIAS, DE QUE PRAIAS VIERAM?

Digamos que tenha sido uma fatalidade, tipo vazamento fortuito em uma baldeação clandestina entre bandeiras, alguns citam uma plataforma que afundou, pode ate ser um emissário que tenha arrebentado ou uma carga subaquática que estava sendo transportada a reboque, digamos...

Que não tenha sido de propósito e nem encomendado, mas não deixa de ser um ato de irresponsabilidade, clandestino, criminoso, pois, se não o fosse, a autoria já teria sido assumida e vindo à tona.

O que causa espécie é nossa Marinha e o Governo ainda não terem perscrutado e achado a origem, via imagens de satélites, mesmo que com ajuda de países amigos.

Quanto a eu chamar a esquerda de arquibancada criminosa, eu a chamo pela torcida de que o episódio influa na derrocada do Governo Bolsonaro.

Alguns esquerdistas estão reclamando que a direita só sabe dizer que a esquerda está em silêncio quanto ao fato. Sim, está de camarote e comendo pipoca... A solução e eficácia para a limpeza desse óleo misturado com algas e sangue do ecossistema atingido não terá a mínima contribuição dela, da esquerda. A solução, qualquer que seja, virá do governo da direita que, nesta hora, deveria receber solidariedade e ajuda de todos, independente de posição política. Mas, deixemos esta oposição mediocre na arquibancada, será mais um "tiro no pé", como sempre.

No caso da Amazônia Brasileira disseram ao mundo que o Bolsonaro estava incendiando a floresta que pertencia à humanidade. Resultado: o mundo ficou sabendo que muitos dos focos eram criminosos, que a floresta pertence ao Brasil, que as ONGs em sua maioria tinham interesses escusos, que estavam explorando madeiras, minerais e outras riquezas da mata e subsolo.

Tiro no pé: a Amazônia virou mais nossa do que nunca, o governo colocou as FFAA para fiscalizá-la e protegê-la e Bolsonaro peitou os poderosos de maneira incisiva e patriótica. Não entregou nem sequer uma formiga da Amazônia e quiçá refinaria.

A esquerda ficou a ver girafas...

Armand de Saint Igarapery - Textos no Face e no Recanto das Letras - também em livro