R o s q u i n h a s

Quando a gente envelhece fica privado de partilhar de muita coisa. Principalmente no tocante a alimentos, a danada danadinha da comida. Eu faço parte desse time de veteranos dos que frm condenados a ver com os olhos e lamber com a testa certas "iguarias". Em outras palavras: foi cassado meu direito de comer oque gosto. Só escondido, na clandestinidade, na moita, driblando a vigilância de zagueiros implacáveis na marcação, mulher, filhas e netos, consigo aqui e ali dar uma escapada. Mais, em dias especiais me condem um habeas corpus ou limitar e me deixam provar uma pitadinha deste ou daquele alimento que gosto. Mas, repito, dou minhas escapulidas.

Vejam bem, sou alguém maluco por pão. Mas pao de verdade e não desse pão horrível de supermercado. Não existe ior pão do que o de supermercado. Pão tem que ser bom como era o pão da infância. Gosto de todotióde pão:francês (no sertão é apelidado de aguado), crioulo, doce, seda, pão de queijo, pão com coco e o escambau de pão. Mas sempre fui gamado nas rosquinhas. Não sei o motivo, amor não se explica e nem discute. Acho que a rosquinha tem o gosto da infância, da felicidade, do tempo que eu era feliz e nao sabia. Tudo bem, dia desses disse que o maná dos céus era um sanduba de queijo do reino. Ratifico, mas, juro, trocaria na hora por algumas rosquinhas quentinhas. Sou assim meio contraditório.

Ontem, apesar da gripe forte, fui visitar um amigo que está mais doente que eu no morro de casa Amarela. Fiz a viita, o cara até me animou e ainda me presenteou com uma garrafa de mel de uruçu para passar a minha tosse. Na volta, antes de pegar um táxi, vi a danada de uma padaria, toda nos trinques. Fui lá, e o que vi logo de cara? Uma cesta chea de rosquinhas, tinham acabado de botá-las nessa cesta. Não tive dúvida, me sentei pedi seis (meia dúzia) de rosquinhas e uma xícara grande de café. Comi as rosquinhas bem devagarinho, degustando, intercalando com goles de café, lembrando dos velhos tempos. A rosquinha, repito, tem o sabor da infância. Depis peguei o táxi e voltei para casa. Para a dieta. Vou voltar àquela padaria. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/10/2019
Código do texto: T6770018
Classificação de conteúdo: seguro