Adesivo de carro

Boa parte de um dia comum de uma pessoa comum se passa no trânsito, esteja ele fluindo ou parado. Suponhamos que estamos num carro de passeio e parados devido a um congestionamento por motivo desconhecido e muitas vezes é de fato desconhecido. Acúmulo de veículos é uma boa justificativa. Nessas situações passamos a reparar em tudo ao nosso redor. Outdoors, a pracinha, uma loja nova, outra que fechou e também o carro da frente, a placa e os adesivos...

Dependendo do tempo que se passa preso no trânsito, espere aí, eu escrevi preso? Infelizmente, dependendo do sinistro, pra falar na linguagem do seguro, pode-se passar um bom tempo no mesmo lugar, rodando ao ritmo da lesma ou nem isso. Muitas vezes é um grande castigo ficar parado no congestionamento, poderia ser usado como pena alternativa pelo Poder Judiciário para espertinhos que gostam de dirigir acima da velocidade permitida, mas este não é o propósito destes escritos. O que me chama a atenção no tráfego são os adesivos nos carros. Tem gente que deixa ali exposto sua confissão religiosa ou a posição partidária. É uma vontade tremenda de expor o que pensa ou o que sente.

Com todo respeito à questão religiosa e de fé, mas eu não sabia que Deus gostava de dar carros para as pessoas. Desde os mais simplezinhos até os importados luxuosos, foi Deus quem deu. Já disse, não quero entrar no mérito religioso, mas Jesus não tinha sequer onde repousar a cabeça, creio que Ele tenha mais coisas para dar do que veículos. Sobre posição partidária melhor nem comentar. Religião e política são temas espinhosos, mas o que posso fazer, se as pessoas expõem isso nos adesivos e me força a refletir sobre.

Tem adesivos escritos em outra língua (será que a pessoa sabe o que está escrito ali?) Tem o adesivo da família, incluindo cachorro, os pernilongos, a baratinha, etc, etc... Saudades do papai. Perfeito e legítimo. Saudades do irmão, saudades da sogra? Nunca vi. Saudades do chefe? Jamais. Saudades do ex-presidente? Alguns. Tem o adesivo do cowboy num canto e da cowgirl no outro. Têm os maçons, os católicos... Dos ateus nunca vi, como será que é? Os terraplanistas tem adesivo? Sem esquecer a faculdade que estudou, a categoria profissional. Por que tanta informação? Tinha que ser no Brasil. Será que outro país tem prática semelhante?

As mensagens até que são curtas (ainda bem), imaginem se a mania do textão vai parar no carro. Ia ter desabafo, declarações de amor ou ódio, defesa da classe, da opção, seja lá qual for a opção. Manifesto de apoio, críticas. Seria uma loucura. E o carro que está atrás de mim, qual adesivo veria? FALTA DO QUE FAZER!

21/10/2019

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 21/10/2019
Código do texto: T6775378
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.