Bolívia e Democracia

Sou defensor da autodeterminação dos povos. Desde os tempos da juventude, vibrava com essa tese defendida por Santhiago Dantas, então ministro das Relações Exteriores. Acho que cada povo deve resolver seus problemas sem a ingerência de outros países, de preferência democraticamente.

É caso da Bolívia. Por que esse frisson contra a provável vitória de Evo Morales ainda no primeiro turno (que eles chamam de vuelta)? Por que essa zoada e essa roedeira se as normas democráticas foram cumpridas? Por que esse estranhamento da demora na apuração das zonas rurais onde Evo é muito bem votado? Queriam que os indígenas nao votassem? Ah, mas demorou a apuração. Só vai rindo. Não se fez nenhuma zoada quando Bush venceu Al Gore a apuração num estado governado por um imão de Bush se arrastou por muito tempo. - É mentira, Terta? - É nao, Pantaleão.

Nao censuro quem é contra Evo Morales. É um direito. Mas acho que se deve respeitar os resultados. Estão fazendo mesmo que Aecim quando Dilma venceu, ele ficou falando em fraude, se acatar o resultado. Mas o que me espantou de fato foi uma nota hilária da OEA, ela querum segundo turno mesmo se Evo vencer no primeiro turno (vuelta). Argumenta que a margem pode ser mínima.Ora,a Constituição boliviano diz, se um candidato tiver 40% dos votos edez por cento mais um voto está eleito em primeiro turno. E priu.

Por fm, seria bom, apenas a título de curiosidade, comparar a Bolívia de hoje, com Evo, daquela do tempo que Mesa foi presidente, quando os EUA gritavam, ordinário,marche! e os bolivianos marchavam. Evo acabou a dependência ea miséria absoluta. Hoje a Bolívia é um país onde o povo vive com dignidade. Basta de roedeira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/10/2019
Código do texto: T6777935
Classificação de conteúdo: seguro