Versão científica séria

Li, na grande in=prensa, que o general Mourão, vice-presidente,no exercício da presidência, afirmou que o governo, provavelmente ainda esta semana, irá divulgar o nome e origem do navio que causou a mancha maldita de óleo na costa nordestina. Não discuto a anunciada divulgação. Mas gostaria fosse embasada em informações e dados científicos, provas irrefutáveis. Digo isso porque tomei conhecimento de informação do Laboratório de Análise e Processamento de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas, e esse órgão afirma que o vazamento de óleo que polui praias do nosso litoral nordestino pode ter origem subterrânea. Vasos aos fatos do Lapis.

Segundo a colusão divulgada pela Universidade, o pesquisador Humberto Barbosa identificou na segunda-feira (28) u vazamento de petróleo com 55 quilômetros de extensão e seis de largura a 54 quilômetros da costa do nordeste no sul da Bahia. De acordo com o pesquisador, as imagens demonstram "que a origem do vazamento pode vir ocorrendo abaixo da superfície do mar. Com isso, afirmou, levantamos a hipótese de que a poluição pode ter sido causada por um grande vazamento em minas de petróleo ou, pela sua localização, pode ter ocorrido até mesmo em região do pré-sal".

O Lapis estava analisando imagens de satélite nos ´últimos 60 dias para tentar isolar a origem dos vazamentos, mas como as imagens anteriores estavam quase se fragmentando nao haveria como idenfificar o padrão de vazamento.

Diz o pesquisador: "É como a montagem de um quebra-cabeça com peças espalhadas pelas correntezas do litoral do Brasil, principalmente na faixa costeira. De repente tudo se encaixa vem ua peça-chave, lógica, foi o que ocorreu ontem ao encontrar essa imagem. Foi a primeira vez que observamos, para esse caso, uma imagem de satélite que detectou uma faixa de mancha de óleo original, ainda nao fragmentada e ainda não carregada pelas correntezas".

O Órgão afirma ainda que, pela localização do óleo, é é improvável que o derramamento tenha sido acidental ou proposital, que tenha sido a partir de um navio, como se inclina o governo a acreditar. Acha esse órgão que o vazamento é subterrâneo.

Bom, sou apenas um leigo,mas nao sou preconceituoso e nem bobo a informaçao do Lapis é independente. E deve ser aprofundada. É algo sério e científico. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/10/2019
Código do texto: T6783967
Classificação de conteúdo: seguro