TOUCHÉ

Há alguns dias, almoçando com Heloísa, minha sobrinha com quase oito anos de idade completos, ordenei a ela que comesse toda a chicória que estava em seu prato, pois comer aquela verdura faria muito bem à sua saúde. Mas, em sua quase insolência infantil a menina me desafiou:

_ Eu como esse negócio se você comer chuchu. Chuchu também faz bem e eu gosto de chuchu, Marcelo.

Touché! Fui desarmado por uma garotinha, pois nunca tive gosto por esse legume de vitaminas A, B e C (água, bagaço e casca).

Pois é, não basta dar bons conselhos, é preciso dar o exemplo.

Conta-se, e aqui já esclareço que não tenho como comprovar a veracidade dessa história, que certa vez uma senhora acompanhada por um menino solicitou a Mahatma Gandhi que ordenasse a seu filho que parasse de comer açúcar. Dizia a mulher:

_ Mestre, esse é meu filho. O médico falou que ele precisa parar de comer açúcar, mas o menino é teimoso, não me obedece. Todavia, se ouvir da boca do senhor ele obedecerá.

Sem se deter, o grande líder do movimento pela independência da Índia e ativista da não violência, pediu à mãe e filho que voltassem na próxima semana. Visivelmente decepcionada a mulher concordou.

Na semana seguinte, Gandhi encarou os olhos do menino e ordenou:

_ Pare de comer açúcar. Agradecida, porém, intrigada, a senhora indagou:

_ Muito obrigada, mestre! Mas, por que tivemos de esperar uma semana por sua resposta? Calmamente Mahatma esclareceu:

_ Porque até a semana passada eu também comia açúcar.

Vou mudar de estratégia com a minha sobrinha e demais pessoas. Quando ainda não for capaz de dar o exemplo vivo, direi que meus conselhos são baseados no bom senso e na razão e servem igualmente para mim. Juntos iremos nos fortalecendo, procurando cuidar melhor do corpo, da mente e do espírito.

Comi chuchu na frente da Heloísa e fiz uma careta de quem não gostou. Agora ela está aprendendo que antes de falar "não gosto disso ou daquilo", primeiro deve experimentar.