Relação abusiva entre casais

Uma relação abusiva nunca começa com uma agressão. No início, o abusador manipula, faz declaração de amor e monta a estratégia para deixar o parceiro ou a parceira dependente dele, fazendo acreditar que ele seja indispensável para o outro.
O abusador passa a se valer de mais uma de suas sórdidas estratégias, a de quebrar a autoestima do outro. Ele procura minar as defesas, enfraquecer e destruir porque só assim, ele se torna forte. Depois disso, ele diz que o outro é fraco e que não pode viver sem ele, diz que só ele pode suportar essa pessoa. 
Mesmo que não haja agressão física, o abusador fere com palavras, ele aprisiona a vítima de uma forma cruel e mesquinha. O abusador não ama, domina. Ele abusa do parceiro ou da parceira, a ponto do outro não ter vida própria e ele passa a ter o controle da vida da pessoa abusada. A pessoa abusada não confia em si mesmo, mas se vê obrigado o abusador como porto seguro. Afinal, ele procura afastar a vítima de todas as pessoas que possam ajudá-la, além de tentar esconder a real situação, procurando se passar por "bonzinho". O abusador faz a vítima se sentir culpada pelos atos dele, o que a leva a perdoá-lo constantemente. As pressões exercidas sobre a vítima desencadeia sofrimento psicológico.
O sofrimento psicológico da vítima passa é de uma dimensão incalculável, maior que o sofrimento físico porque este pode ser momentâneo, enquanto o psicológico é mais duradouro e pode provocar esgotamento vital. 
A relação abusiva é angustiante para quem é abusada pelos excessos do seu algoz.


Relação abusiva se dá processualmente.
Flores, beijos, abraços, companhia
Afastamentos, indiferença, ciúmes
Proibições, vigilância, xingamentos
Ameaças, cobranças, estresses
Baixa autoestima, depressão, infelicidade
Violência simbólica, violência psicológica, violência física


Diga não à relação abusiva. O abusador não muda o comportamento dele. Ele pode até prometer, mas não cumprirá.
Ame-se, em primeiro lugar. Liberte-se, enquanto há tempo!

 
Joyce Lima
Enviado por Joyce Lima em 09/11/2019
Reeditado em 12/11/2019
Código do texto: T6790488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.