SEU NOME É VOCÊ

Seu nome diz muito sobre você. Aliás , seu nome pode definir quem você é.

Acho engraçado que os nomes indicam até mesmo a época em que o sujeito nasceu.

Assim como tudo na vida passa pelo crivo do modismo , em certas épocas as coisas são o que 'há' , mas passa-se algum tempo e já caem no esquecimento ou cafonice , os nomes também seguem as tendências de cada época.

Como nós eles envelhecem e saem de moda.

Dificilmente você encontrará um "Gumercindo" ou uma "Judite" com menos de 60 anos , uma Lucy e um Rubens com menos de 40 e um "Yan" ou uma Tainá com mais de 20. Não estou dizendo que não possam existir , apenas que são raros.

Assim como máquinas de escrever e vídeo cassetes que foram o babado dos anos 80 e hoje sumiram das vistas dos Leopoldos e Alcebíades da época. Ou as tais capinhas para celular que há 10 anos nem existiam e hoje os Patrícks e Brunas conhecem como ninguém.

De qualquer forma tem nomes que nunca estiveram na moda em época alguma.

Tubalcain , Calisto , Leovilho? Não acredito que já foram nomes bonitos ou que seus proprietários tenham tido orgulho de pronunciá-los.

Existem outros que foram banidos para sempre dos cartórios , você nunca vai encontrar alguém chamado Judas.

Nomes , nomes . . .

A Duda por um bom tempo de sua infância achou que esperidião , o primeiro nome de nosso Senador, fosse algum título de nobreza , ou algum alto posto da realeza , como se em chegando a frente dele ouviríamos algum súdito solenemente bradar: Óh esperidião Amin. Abram alas ao espiridião Real que vem chegando.

Quando conheci a Patrícia ela me disse que seu nome era uma homenagem à sua avó que também se chamava Patrícia , achei engraçado e esquisito uma octogenária com este nome. Avó dos anos 70 deveriam se chamar Hermengarda , Dileta , Alaíde. Não Patrícia.

Quando eu era criança o meu sonho era me chamar Kojak. Eu sentia uma certa força e poder naquele nome. Imaginava em meus devaneios de criança minha professora com medo e respeito aproximar-se de mim e me perguntar temerosa: - Kojak , fez a tarefa?

Kojak era um personagem de uma série bem popular dos anos 70. Ele era um investigador da Polícia de Nova York. Desvendava os assassinatos com rapidez e inteligência além de estar sempre impecável. Era o ídolo da gurizada da rua.

Os Yans e Tainás nem sabem do que estou falando. Agora pergunte para um Otacílio ou uma Sabina pra vocês verem o saudosismo na resposta.

Ainda dirão que aquela sim é que era série boa.