Desopilando... Aconteceu no Tibet

Lá no Tibet um jovem monge, que retornava ao antigo convento depois de ter saído para participar do velório do seu velho pai, após ter presenciado a verdadeira barafunda em que havia se transformado o seu País após a eleição do novo presidente, pergunta ao seu mestre:

-Mestre, tem uma coisa que está acontecendo com a política lá no meu País de origem, que por mais que eu tente; não consigo entender...

-E que coisa é essa, meu filho? Perguntou-lhe o velho monge.

-É que o povo democráticamente elegeu um presidente para governá-lo. Acreditaram tanto nele que até costumam chamá-lo de 'MITO', mas pelo que parece o seu governo está deixando muito a desejar. E agora, com a volta de um ex-presidente que estava preso e que é declaradamente o seu grande adversário político, eles estão simplesmente apavorados, sendo que alguns parecem estar à beira da loucura...

-Bom. E esse tal ex-presidente, enquanto esteve no poder; fez um bom ou um mau governo?

-Bem, de acordo com as estatísticas, ele deixou o poder com mais de oitenta por cento de aprovação da população; um verdadeiro récorde que fez dele, sem sombra de dúvidas o melhor presidente que o meu País já teve.

-Pois aí está a resposta para a sua pergunta, meu filho; é o medo do seu retorno triunfal que causa todo esse desespero naqueles que elegeram um 'MITO' para presidente, isso porque eles devem saber muito bem que esse seu eleito jamais conseguirá superar os feitos do seu antagonista. E eles sabem também que a única maneira de sobrepujá-lo é tirando-o definitivamente do caminho desse seu 'MITO'. Respondeu o sábio, acrescentando:

-Certamente que hoje eles estão colhendo os frutos do grande erro que cometeram ao decidir colocar um 'MITO' como mandatário do seu País; eles deviam estar desvairados quando assim procederam, pois todo mundo sabe muito bem que 'MITO' é igual aquele tal do 'Saci-Pererê' daquela historinha que você gostava de contar quando chegou aqui; tanto um quanto o outro são coisas que só existem na imaginação dos tolinhos...