Duas ''dádivas'' do capitalismo....

Ou ''presentes de grego'', ;)

Superprodução de mercadorias [em busca dissaqui ó $$...] = aumento do custo de vida

Eu tenho como exemplo favorito para explicar o excesso de produção de mercadorias o material que as escolas pedem, no início do ano letivo. Pra quê tanta coisa, né?? Tem muito material escolar que é caro. A variedade de produtos nos supermercados ou papelarias já ultrapassou os limites do bom senso. Pois, se pararmos para pensar, a maioria desses produtos não ocupam lacunas fundamentais em nossas vidas. É aí que a criatividade sem controle mostra seu lado mais podre, quando é usada para certos fin$...

Uma laranja do pomar é mais barata que uma laranja vendida na feira que é mais barata que um suco de laranja.

Mais valor agregado na produção, mais encarecido é o produto, a priori. E essa superprodução ainda encarece o seu preço por causa do acirramento da concorrência. Não sou especialista em economia [como é fácil de perceber, rs] mas gosto de usar o BOM SENSO para pensar sobre qualquer assunto. Portanto, concluo aqui, se certo ou não, que uma variedade excessiva de produtos encarece o custo de vida... e pra quê?? Ou, para quem??

Para que alguns ''de bem'' faturem uma graninha enquanto que o resto continua na corda bamba..

E a famosa e formosa ''obsolescência programada''

Vi um filme, uns dois anos atrás, ''Trust'' ou ''Confiança''. De 1990, do cinema ''alternativo' estado-unidense. Passou no ''Cine Conhecimento''. Adorei!! ''Confiança'' aborda o probleminha pequeno e faceiro da ''obsolescência programada''.

Um dos protagonistas começa a trabalhar numa empresa e percebe que os produtos são produzidos contendo falhas propositais de fabricação.

Você já reparou que os produtos mais antigos são mais duráveis que os atuais?? Pense naquela sua máquina de lavar dos anos 70 que está na ativa até hoje. E a compare com a modernosa que comprou um ano atrás e já começou a apresentar problemas. Pois foi tudo programado pelos nossos angelicais empresários de bem*, que tiveram uma ideia genial: [mandar] produzir mercadorias com validade reduzida para que estraguem e as pessoas comprem outras para substituí-las... e assim, c sabe, $$$$;))).

*Não são todos os empresários que são mal caráter.

A obsolescência programada é quando a essência do capitalismo passa a ser exposta por ''ele'' mesmo. Se quiser entende-lo, profundamente, portanto, basta focar nela.

Efeitos escatológicos também para o meio ambiente

Excesso de produção causado pela obsolescência programada, mais falta de controle em relação à diversificação de produtos e concorrência [mercado desregulado, claro] = muito lixo e poluição do meio ambiente...

Das racionalizações para justificar as duas ''dádivas'', uma das mais comuns é a de que ''é necessário manter a economia girando''.. Nos é sentenciado que é assim que tem ser. Mas será mesmo??

Já sabemos que uma comunidade de caçadores coletores pode sobreviver perfeitamente sem ter essa necessidade de ''crescimento econômico'', especialmente quando acontece apenas para uma parcela da população... A priori, não é o crescimento econômico que mais importa mas a qualidade das estruturas que sustentam uma comunidade ou sociedade, isto é, sua estabilidade. Dica, mais igualitária é uma sociedade, mais estável, e também no sentido de harmonia. Eu voltei rapidamente aqui àquele debate sobre ''o capitalismo funciona, o comunismo não'' e uma análise pretensiosamente profunda sobre o verbo ''funcionar''. O capitalismo tem funcionado sim, mas a que preço?? Funciona perfeitamente, como um sistema parasitário..

Esse processo de ''mercantilização'' da cultura/mente humana, pelo sucesso ou durabilidade de ideologias conservadoras, como o materialismo, nos engana ao se definirem como único caminho possível para a humanidade.

Recentemente, eu vi um vídeo muito esclarecedor sobre o verdadeiro papel do empresariado na inovação tecnológica, por exemplo, da internet [Capitalism Didn’t Make the iPhone, You iMbecile, do canal do youtube: ''Current Affairs''] e por este [https://marianamazzucato.com/entrepreneurial-state/]

Pois bem, segundo este vídeo, o empresariado praticamente não teve qualquer participação [decisiva] na pesquisa e no desenvolvimento da tecnologia que usamos hoje, se foram os cientistas os principais responsáveis, em universidades e centros militares ''estado-unidenses' [bem como de outros países]... leia-se, duas instituições predominantemente públicas. O setor privado apenas passa a investir e a vender esses produtos à população, claro, em busca de ouro, continuando com a velha tradição do mercador, que escamba os produtos que eles não inventaram, sempre visando o enriquecimento pessoal acima de tudo, inclusive de ''deus''..