Sinais de censura (Marighella)

Quem acompanha o noticiário sobre as artes, inclusive, claro, o cinema sabe que está havendo um certo retrocesso na área, retrocesso esse fomentado por órgãos oficiais e com viés de perseguição e toda sorte de má vontade. Acha esses brucutus que as artes são inimigas e perigosas para o regime comandado pela direita burra e truculenta.

Vamos ao caso do filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, protagonizado por Seu Jorge. Como não foi possível lançá-lo nas salas de cinema do país porque os órgãos da cultura não tiveram sensibilidade, eis que,, pasme, a Globo vai divulgá-lo em formato de minissérie, em 2020. A má vontade oficial gerou de confiança e revolta até no elenco do filme, em artistas como Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão... Segundo informações da colunista Patrícia Kokut do jornal "O Globo", a série sobre Marighella terá quatro episódios.

Mário Magalhães, autor do livro que deu origem ao filme postou no Twitter:

"Censura aberta: filme Marighella não conseguiu estrear nos cinemas brasileiros. Vai passar na Globo em quatro episódios. Uma lástima. Um absurdo'.

O filme está sendo aplaudido no mundo todo. Ainda bem que a Globo vai passar como minissérie. Ponto para a Globo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/11/2019
Código do texto: T6801386
Classificação de conteúdo: seguro