ZERO OITOCENTOS

Disquei o zero oitocentos e ouvi a gravação do outro lado:

- Serviço de atendimento ao cliente, Bom dia.

Aguardei alguns segundos esperando o rosário de números. Disque um para blá , disque dois para blá blá , disque três blá blá blá , para retornar ao menu inicial disque blá blá blá blá e que depois termina com aquele número de protocolo quilométrico...

Escuto a mesma frase:

- Serviço de atendimento ao cliente, bom dia !

Seria outra gravação?

Não ouvi o rosário de números , não me informaram o número do protocolo. Aguardei mais um pouco e ouvi um solitário:

- Alôu!

Como assim alôu? Cadê a gravação.

Até pensei em dar um bom dia baixinho para não ser ouvido cumprimentando uma maquina, mas imaginei que poderia ser algo do tipo inteligência artificial que interpreta o que estamos falando , analisa o tom da nossa voz e formula uma resposta , semelhante a uma conversa entre pessoas. Sabe-se lá a quantas anda a tecnologia nestes tempos modernos. Sempre nos surpreendemos com estas funestas tentativas de substituir homens por máquinas e como dizia o meu primo Élcio , depois que inventaram o moedor de carne não dá para se duvidar de mais nada.

Para minha surpresa escuto a mesma voz:

- Em que posso ajudá-lo senhor?

Não estava entendendo nada. Esse computador estava de brincadeira comigo.

- Em que posso ajudá-lo Senhor , repetiu a mesma voz. Eu estava passado.

- Quem está falando - respondi sem paciência e um pouco desconfiado.

- Me chamo Adroaldo senhor , do serviço de atendimento ao cliente.Em que posso ajudá-lo?

Fiquei sem reação , cadê os números para apertar?E o meu protocolo?

Pensei como está avançada a tecnologia da comunicação. A voz era muito natural , se eu não fosse esperto como sou juraria que era uma pessoa falando comigo.

Rapidamente apertei o numero 1 esperando que fosse transferido para qualquer outro setor , para minha surpresa o computador me surpreendeu:

- Senhor , estou aqui para ajudá-lo a resolver seu problema , mas para isso preciso saber o que o sr. deseja.

Não poderia estar sendo atendido como nossos antepassados , por outro ser humano. Igual a mim. Uma empresa daquele tamanho não cometeria uma gafe destas.

(Abro um parênteses para um comentário , acho chique abrir parênteses para fazer comentários.

Nunca entendi direito porque existem tantos setores nas empresas quando se telefona para alguma delas. Imagine se na padaria da esquina em que você compra seu pãozinho , todo santo dia , fosse da mesma forma.

Imaginemos.

- Bom dia. Para sua segurança esta ligação estará sendo gravada

O número do protocolo deste atendimento é blá blá blá.

- Para comprar pão ou leite disque 1

- Se você deseja comprar presunto e queijo Disque 2

- Biroró ou tapioca Disque 3

- Nega maluca ou bolo formigueiro disque 4.

- Disque 5 para retornar ao menu.

E finalizaria:

- Sua ligação e muito importante para nós.

Fecho o meu parênteses.)

Que falta de consideração conosco consumidores. Tentam nos enganar das maneiras mais estranhas possíveis , agora para minha surpresa se utilizam de uma gravação que parece uma pessoa em carne e osso. Era só o que me faltava.

Imagina você que existe uma tv por assinatura muito conhecida ( que não vou dizer o nome , outro parênteses) que no seu zero oitocentos ouve-se uma gravação medonha em que uma mulher , uma gravação logicamente , tenta se passar por um ser humano , chega a ser engraçado. Escuta-se até o barulho do teclado de um suposto computador. É o fim dos tempos..

Agora estou eu sendo iludido por uma gravação mais requintada.

O computador mais uma vez diz alô. E eu não dou a mínima , agora sou eu quem exige os números e o protocolo. Cadê meu protocolo?

De repente escuto:

- Se o Senhor não informar o que deseja serei obrigado a encerrar esta ligação.

Safado.

Continuei em silêncio só para ver se iria mesmo desligar. Duvido.

Tu tu tu tu tu. Pois não é que ele desligou na minha cara.

Mas não ia deixar por isso , coisa nenhuma. Liguei na mesma hora para o setor de reclamações.

- Boa tarde , você ligou para o setor de elogios e reclamações , para sua segurança esta ligação será gravada.

-Se você deseja fazer uma crítica disque 1

-Se deseja fazer um elogio disque 2.

- Anote agora o número do protocolo deste atendimento.

Sua ligação é muito importante para nós.

Aí simmmmmm!!!!