MESTRE MEU QUERIDO MESTRE, ME ENSINA A CLAREZA DA VISTA

Um amigo professor aniversariou recentemente, e por isso pensei na função de um mestre, nos dias atuais e a sua importância. Hoje a ignorância é incentivada pelo governo, o racismo está aflorado, assim como o fascismo que mostra-se sem vergonha (num tipo de pessoa) que o expõe nas redes sociais abertamente.

É certo que o aluno fica atônito diante do conteúdo dos ensinamentos sérios, para ele, muitas vezes é algo complexo e até impenetrável e, é claro, o teme.

Aí é que entre o professor para desmistificar e mostrar que o conhecimento é tudo o que temos para chamar de nosso, e adquirido, ninguém nos tira. Saber fazer isso é a arte do mestre.

Como diria Bethânia interpretando Fernando Pessoa: "Mestre, meu querido mestre, por que é que me chamaste para o alto dos montes, se eu criança da cidades do vale não sabia respirar..."

Sim, é essa a função do professor, levar seus alunos para o alto, para o conhecimento, ensinando-o a respirar, e retirá-lo do analfabetismo e da mediocridade, para que a ignorância e o fanatismo não o fira, não o alcance.

.....

Para Antonio Rodrigues da Silva