Primeira Habilitação CNH

Eu reprovei três vezes no exame para obter a primeira carteira de habilitação. Eu já sabia dirigir a muitos anos, por que na minha infância tinha trabalhado como lavador de carros e às vezes era preciso fazer algumas manobras dentro do estacionamento.

Mas, dirigir no transito é outra coisa, e quanto mais com um instrutor ao lado ou delegado armado dizendo faça isso ou aquilo. Depois que eu reprovei as três vezes algumas pessoas me disseram “Compra a carteira de motorista” era uma tremenda gozação em casa e no trabalho e a cada reprova mais humilhação, além de receber muito maus conselhos que me desanimavam. Eles sabiam que eu já tinha carro à muito tempo que não saía da garagem, aí os motivos das taís gozações a cobrança era geral.

E os boatos cada vez mais se espalhavam e eu via aqui na cidade muitas pessoas fazendo constantes barbeiragem no transito além dos filhinhos de papai dirigindo sem habilitação que trafegavam esfregando na minha cara a falta de punição. Eu imaginava quando eu vou poder dirigir meu carro tranquilo e legalizado sem ter que sofrem penas no transito. Minha simples ambição seria somente dirigir o meu carro ao passo que via muitos colegas motoristas que jogavam para o acostamento outros motoristas no transito, faziam funil, ameaçavam com mal condutas no transito. Mas, depois de um ano por desconfiança fui noutra auto-escola e fiz uma nova inscrição e comecei tudo de novo, pois, a anterior já havia perdido. Desta vez em segredo, pois não queria cobrança de enfrentar "O coral de filho da puta". Fiz todas as aulas e no dia do exame final acordei cedo antes, toquei no meu velho na carro na cheio de pó garagem e tirei todas as fitas de boas promessas. Peguei carona com um conhecido até perto do local, não queria que ele me desejasse boa sorte. Segui uns três kilometros até o local. Enquanto esperava fiquei longe dos candidatos que supunham que o tempo assegurava sua aprovação. Lá no local havia um instrutor que todos temiam o "baianão" diziam que ele gostava de reprovar e foi ele que me chamou, cumprimentei antes de entrar no carro, não respondeu fiz todos os procedimentos antes de sair, mas quando sai com carro morreu, já perdi um ponto, ele me disse "tenha calma" comece de novo só não podia esquecer de passar a seta, pois são dois pontos e prejudica muito no inicio, fiz o percurso até o final. E qual minha instrutora me viu chegando nem ela mesma acreditava.

Já dirijo algum tempo e digo só aprende dirigir é "dirigindo". Talvez esta história possa servir para alguém que está tirando sua primeira habilitação (CNH). Hoje quem dirige sou eu, e um dia você também vai dirigir o seu próprio carro e ir onde quiser. Só um conselho "Cuidado com as maldades de muitos falsos motoristas no transito".