Erros de cálculos da nossa Força Armada

A obrigatoriedade do serviço militar é o fator determinante da incapacidade técnica do militar de per si. Ou seja: a convocação deveria ser por capacitação e não por obrigatoriedade. A Argentina, por exemplo, só veio atentar para o caso depois que perdeu as Malvinas e, recentemente, seu submarino Ara San Ruan.

Eu, no caso, fui levado obrigatoriamente a embarcar em um submarino e fazer exercício de “abandono de submarino” com o mesmo mergulhado. Tudo isso sem ter tido uma aula sequer a respeito do assunto. Foi um verdadeiro suplício. Inda hoje sinto as sequelas. Dores psicossomáticas, segundo a psicóloga.

Nesse mesmo submarino havia um suboficial de título “senhor mestre”. Somente ele e o comandante tinham esse título. Uma tremenda aberração. Por submarinos serem máquinas elétricas e aquele suboficial não ter nem noções de eletricidade. Por conseguinte, incapacitação técnica para tal.

Anos mais tarde, quando passei a ministrar aulas de eletricidade, foi que consegui convencer a Diretoria de Ensino da Marinha sobre a importância do caso.

A partir daí, tais “senhores mestres” da Marinha passaram a ter, também, “noções de eletricidade” nos seus respectivos cursos.

Edmilson N Soares
Enviado por Edmilson N Soares em 05/12/2019
Código do texto: T6811904
Classificação de conteúdo: seguro