MAS...

83179

Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2019

Duro mesmo para quem viveu em outros tempos, é ver e ter que aturar o que acontece nesses dias atuais. A começar pelo (des)respeito. A tudo e a todos.

Comecemos pelo respeito ao próximo, que já não é observado por quase ninguém; não se respeita a velhice, mesmo que haja uma lei específica para isso, o que nem caberia, haja vista que isso sempre foi seguido naqueles bons tempos. Frise-se que na Europa e na Ásia isso ainda é cumprido, rigorosamente.

Um fato interessante que se pode observar é o desrespeito às autoridades do país. Tratam o Presidente da República por tu ou você, com o agravante de que existem muitos, principalmente os que se colocam contrariamente a ele, ainda zombam e fazem piadas e pilhérias.

Mas tudo isso vem de um só lugar: do lar. Sim, porque já não se ensina aos filhos respeitar a cidadania. E um simples e pequeno fato pode corroborar tal afirmação: uma criança, e até mesmo um jovem, em casa, costuma colocar os pés com os calçados (tênis e/ou sapato) sobre a cama, o sofá. Sem a menor percepção do absurdo.

Não lhes foi explicado que uma pessoa anda por todo lugar. Na rua ou seja lá onde for. Em ambientes sujos, contaminados ou afins, para quando em casa não retirar seus calçados, livrando o ambiente familiar de quaisquer contaminações.

E num restaurante, num almoço ou jantar, é raro observar-se alguém usando os talheres como seria devido. Quase todos comem com o garfo na mão direita. Poucos o usam com a esquerda. E, lógico, nem o sabem fazer.

É interessante dizer que antigamente havia a Etiqueta Social, que ditava as regras de comportamento e como uma pessoa deveria agir em diversas circunstâncias da vida. Mas hoje em dia, parece, isso nem existe mais. Lastimavelmente.

Por isso se vê comportamentos vulgares ao extremo, principalmente no linguajar. Sem contar na falta de compostura. Aliás, os políticos usam esta terminologia em suas práticas no Congresso Nacional. Mas são os primeiros a desrespeitá-las.

Óbvio é que sabemos que os tempos mudam e, hoje, são outros. Mas a tradição deve ser seguida e obedecida. Principalmente no que tange a comportamento digno de uma pessoa. Afinal, a própria sociedade criou leis, regras, regulamentos e normas. E seria bom que elas fossem seguidas. Rigorosamente, repita-se. Mas...

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 06/12/2019
Código do texto: T6812072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.