EXERCÍCIO OBRIGATÓRIO: MANTER O OLHO VIVO.

83.274

Rio de Janeiro, Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019

Por mais longa vida que tiver, bem como toda a erudição que alcançar, um ser humano dominará todos os conhecimentos dessa vida.

Mas é notório que quase a totalidade da humanidade não consegue absorver tal fato. Daí os equívocos e absurdos perpetrados.

A profunda afirmação de Shakespeare, através de Otelo, onde diz: "existe mais mistérios entre o Céu e a Terra, do que imagina a nossa vã filosofia", deixa muito clara a realidade, porque muita coisa acontece sem que tenhamos domínio sobre elas, bem como perfeita percepção das mesmas.

A afirmação que costumamos aplicar com relação à igualdade entre todos, também é quase que nula, porque não o somos, não. E não venham com a história de que isso possa ser considerado como um preconceito, porque não tem nada a ver. Cada um é o que é; tem o que tem; faz o que faz; diferentemente uns dos outros. E ponto final.

Exemplifiquemos com a propriedade Intuição. Não chega a ser uma capacidade coletiva porque muitos não a possuem. Pelo menos no grau que lhes possa permitir sentir ou pressentir certas situações em suas vidas, de modo a livrá-las de algo ou alguma coisa ruim.

Já em outros esta capacidade é fértil, mas infelizmente o ser humano tem o costume de falsear situações. Por isso esse excesso de coisas absurdas com as quais convivemos nesse nosso cotidiano. E há uma miscelânea de situações enganosas ou enganativas, que são usadas e aplicadas por alguns, quiçá por muitos.

Então, é necessário que todos se aprumem no sentido de não se deixarem e nem se permitirem iludir ou enganar. Também usar. Porque nesses dias atuais, há até aprimoramentos ilusórios do semelhante. Pessoas que vivem a tentar e buscar o próximo, objetivando tirar proveito das circunstâncias que envolvem a todos.

Infelizmente, parece que a humanidade está andando para trás, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o bem sabem, quando se observa que as práticas cotidianas nesses nossos tempos, possuem volumes exagerados de engodo. E isso é de fácil observância no que tange às propagandas que existem por aí. De todos os tipos, espécies, modelos e fins.

E com todo os aparatos ao dispor de todos, o que permitiria um grau maior de percepção do absurdo e da enganação, têm-se a impressão de que o processo anda funcionando ao inverso: o ser humano anda sendo enganado diuturnamente.

Para tal constatação é só exercitar a atenção e a observação daquilo que acontece ao nosso redor. Simples assim. Ou não.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 12/12/2019
Código do texto: T6817030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.