HISTÓRIA ou Estória

Num texto escrito há anos, eu usara a palavra estória para referir-me à ficção de muitas telenovelas. O amigo Walter Ono devolveu-me com uma correção, onde dizia que estória sem agá era anacrônica, coisa dos anos sessentas, entrou e saiu rapidamente de nossa língua, pelas mãos do grande Guimarães Rosa. Corrigi o texto e publiquei-o algumas vezes nos anos seguintes.

Recentemente, consultando um livro de gramática, no capítulo das palavras parônimas – aquelas com grafias e pronúncias parecidas -, encontrei, dentre os inúmeros exemplos, as duas: história – narrativa de fatos real - e estória – narrativa de ficção -.

Quanto ao português, o assunto se esclarecera, mas por detrás da palavra, o sentido primeiro, o pensamento que a originou, não muito claro. Seria possível uma narrativa fiel dos fatos reais? A verdadeira história seria passível de ser narrada com total veracidade?

Toda história é uma estória, misto de realidade e ficção. A verdadeira história, os fatos realmente ocorridos, é inenarrável aos olhos de observadores isolados. E a história a nos interessar é a que vamos construindo, nossa vida, este recanto que podemos preservar das ervas-daninhas para transformá-lo num verdadeiro jardim encantado, cuidando para não virar uma estória rocambolesca e sem sentido, uma narrativa de ficção, na rotina de um materialismo absurdo de repetições intermináveis, onde os homens se chocam e desentendem. A história dos distanciamentos e inimizades se repete no rodar do tempo, por desobediência aos mandados das Leis do Universo, a exigir evolução, entendimento, movimento, conhecimento, amor, entre outras importantes disposições, desconhecidas pela maior parte dos seres humanos. O homem imagina poder se aproximar de Deus magicamente, instantaneamente, contemplativamente, pois não compreendeu haver um longo caminho a percorrer, no qual deverá aprender a conviver consigo e os semelhantes, através de um processo de transformações psicológicas, no qual vá deixando de ser o que é, para ser uma outra pessoa melhor.

Embora o vocábulo estória não apareça na maioria dos modernos dicionários da língua portuguesa, e sim história, como uma narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na da humanidade, em geral, a verdadeira é aquela a construir através dos dias e formam a nossa vida: a obra pessoal; e ninguém poderá fazer por nós, a menos que queiramos nos transformar em títeres sem vida manejados por mãos alheias.

Nagib Anderáos Neto

www.nagibanderaos.com.br