REFLEXÃO DE FIM DE ANO
Guida Linhares

2019 passou voando, e nem parece que já estamos saudando 2020, com a expectativa de realizar tudo aquilo que não conseguimos até agora, e mais alguns propósitos que ocuparão um espaço a ser considerado, com a mesma intenção que a cada novo ano, acompanha nossos desejos.
É bem verdade que ao lado do elenco de objetivos, o inesperado vai acontecendo e novas perguntas normais na trajetória humana, vão sendo respondidas ou não, e vamos caminhando entre flores e pedras, contornando aqui e ali, cada obstáculo imprevisível.
Percebo que da lista de cada ano, sempre consigo eliminar alguns itens, mas nem todos, o que penso ser normal pra todo mundo.
À medida que avançamos na idade e vamos vencendo cada década, muita coisa muda, seja no mundo, seja em nosso entorno e mister se faz, administrar e/ou adaptar-se, sob pena de perdermos o trem dos sonhos, em alguma estação nevoenta.
Lembro bem que na minha lista de 2019, não havia considerável preocupação quanto à saúde,e nem fiz nenhum convite ao condor, porém ele chegou numa fria madrugada em que ao levantar da cama, senti a coluna doer. E é claro que fui ao médico, fiz fisioterapia, tomei os medicamentos alopáticos, mesmo a contra gosto, e por fim apelei por minha conta e risco passar a tomar apenas arnica e parece que o condor acalmou-se, mas não retirou-se.
Assim sendo, dentro da minha lista de propósitos para 2020, pretendo desinstalar de vez este inquilino, que popularmente dizem que ataca quase sempre, as pessoas da "melhor" idade. Eu diria que talvez se pudesse dizer da "pior" fase de idade, porque dor ninguém merece.
Por um outro lado, na simbologia dos incas, o condor é considerado como uma "divindade do sol"*, "um símbolo de sabedoria e é um mensageiro do divino e dos espíritos."*
Assim sendo, meus respeitos ao condor andino, mas ainda assim pretendo dar ordem de despejo ao "condor" brasileiro, porque desejo um 2020 sem dor, seja para mim, para meus familiares e amigos.

ET: Li em algum lugar que o deslocamento do eixo da terra, pode estar provocando muitos problemas de saúde, no mundo inteiro. Será????

* Simbologia do condor: 
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/condor/

Santos/SP/Brasil
26/12/19
<><><>