ENTENDENDO O QUE PODE SER SAUDADE

Para entender o que pode ser saudade, é preciso compreender que o que nos faz sentir saudade, é a lembrança de bons momentos vividos, que desejamos sejam repetidos...Assim sendo, é bom saber sentir saudade, pois algo de bom foi vivido, algo que não

merece ser esquecido..."Recordar é viver..."

Ósculos e amplexos,

Marcial

ENTENDENDO O QUE PODE SER SAUDADE

Marcial Salaverry

Sempre falamos que sentimos saudade. Pode ser saudade de alguém, ou saudade de algo, mas, simplesmente saudade. E o que vem a ser SAUDADE?

Aurelialmente falando, é: "Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distinta ou extinta; Pesar pela ausência de alguém que nos é querido."

Então podemos dizer que sentimos saudade quando sentimos falta de alguém que não temos a nosso lado, e cuja presença nos é muito cara. Ou de algo que nos faz falta, como um computador na assistência técnica, ou o carro na oficina, ou o cachorrinho no veterinário...

Pode ser, então, saudade de uma pessoa a quem queremos muito bem e que não está ao nosso lado. O motivo da ausência pouco importa. O fato é que esse ente querido não está presente. Então, sentimos saudade, aquela falta que sua ausência provoca. Aquele aperto no coração, aquele nó na garganta que surge quando nos lembramos desse alguém, muito especial para nós. Pode ser saudade de filhos, netos, bisnetos que por vezes "esquecem" de que existe alguém que lhes quer muiito bem...Coisas da vida...

Que fazer para amenizar essa dor? Sim, saudade dói. Então posso sugerir, à guisa de analgésico, a receita que sempre procurei usar em situações parelhas, que é simplesmente lembrar dos momentos felizes vividos ao lado dessa pessoa, e tenham certeza de que certamente esse método é algo que sempre ajuda. Quando a dor quiser se instalar, essa é uma maneira de afugentá-la, pois não há dor que resista às alegrias vividas.

Saudade de um amor que se foi. Alguém de quem um dia gostamos e que hoje já não está do nosso lado. Nesse caso, também a receita é a mesma. Não há nada melhor do lembrar sempre os bons momentos vividos juntos. Aquele lindo passeio, aquele beijo cheio de desejo, aquelas horas de amor. Tudo vale como boa recordação.

Sentimos saudade também de animais de estimação que perdemos, e até mesmo de objetos aos quais nos habituamos e que quebraram. Quem dentre nós pode dizer que nunca sentiu saudade de um brinquedo que quebrou? Ou do cachorrinho que morreu?

Claro que é um sentimento diferente do que aquele produzido pela perda de um ente querido, mas não deixa de ser saudade.

Enfim, sentir saudade é sentir falta. Tudo aquilo a que nos habituamos e que por um motivo ou outro perdemos, sempre provoca essa sensação estranha, definida como saudade, que não deixa de ser um sentimento gostoso, pois só se sente saudade daquilo que deixa saudade e, para tanto, sempre deve representar boas lembranças. Ninguém poderá sentir falta de alguém, ou de algo que provocou sofrimentos, pois sentir falta do que nos fez mal, recebe o nome de masoquismo...

Embora provoque aquele sentimento frustrante de algo ou de alguém que queríamos ter conosco e que não está junto, há que se convir que se não mais está conosco, pelo menos deixou boas recordações, e para elas podemos apelar para amenizar o sentimento de saudade. Teve um poeta que já lembrou que é bom sentir-se "juntos ainda que distantes..."

Por exemplo, se por um motivo ou outro, vocês deixarem de receber estas mensagens, possivelmente sentirão saudade delas e, por tabela, de quem as escreve, mesmo considerando que muitos sequer me conhecem, mas como já se habituaram a recebe-las, fatalmente sentirão saudade. Tranquilizem-se, pois só estou usando como exemplo do que é SAUDADE que, afinal de contas, permanece indefinida. Pretendo ainda ficar mais algum tempo batucando neste teclado... Pelo menos enquanto XP e outlook estiverem "vivos"...

Então, para que não sintam saudade vamos ter UM LINDO DIA, que sempre poderá deixar saudade, quando deixar de existir...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/01/2020
Código do texto: T6839232
Classificação de conteúdo: seguro