BOM DIA NO TRABALHO!

Passamos uma grande parte da nossa vida, no local de trabalho, convivendo com as pessoas que ali trabalham também, e em alguns casos, com aquelas que precisam utilizar o serviço que prestamos. Sempre defendo a idéia de que seria bem melhor, menos desgastante e muito mais saudável, se todos se empenhassem para que ali fosse sempre um local agradável, de convivência harmoniosa, serena. Onde, acima de qualquer coisa, prevalecesse o respeito pelo outro, onde as nossas desavenças não fossem nunca mais valorizadas do que o nosso profissionalismo e as nossas preocupações ou irritações pessoais não fossem em hipótese alguma, descarregadas nos colegas e nem prejudicassem o nosso comprometimento com o trabalho que realizamos. Isto é possível, e só depende de nós. É bem melhor em todos os sentidos, pois viver em um ambiente carregado, contaminado por insatisfação, mau humor, irritabilidade, desavenças e intrigas, só desencadeia um mal estar bastante nocivo, que além de prejudicar o nosso desempenho profissional, pode até mesmo acarretar sérios prejuízos à nossa saúde, tanto física quanto mental. Sabemos que são poucos os que conseguem ter a opção e o privilégio de poderem escolher sempre, onde, como e com quem querem trabalhar. O mais comum é termos no local de trabalho mais colegas do que amigos. É pura pretensão idealista e sonhadora, acreditar que seremos gostados por todas as pessoas com as quais trabalhamos, ou que iremos gostar de todas, ou ainda que vamos ser amigos de todos, e que todos serão meus amigos. Mas é perfeitamente cabível, e totalmente aceitável, esperarmos ser respeitados por eles, e igualmente respeitá-los. O mais provável, é que se repita no local de trabalho, o que acontece em todos os ambientes freqüentados por muitas pessoas: teremos mais afinidades com alguns, e menos ou nenhuma com outros. Mas, se cultivarmos o hábito de sermos gentis e suaves na nossa maneira de viver e de conviver, com toda certeza, teremos um ambiente de trabalho bem menos estressado, e conseqüentemente menos estressante. E com toda certeza, sentiremos menos cansaço no final do dia. Aliás, educação, respeito e gentileza, são características que deveriam ser cultivadas em todos os relacionamentos, principalmente em profissionais que lidam com pessoas. Todos ganhamos: nós, os nossos colegas e aqueles que necessitam do nosso atendimento. Experimente começar a cultivar estas características na próxima semana!(e não pare mais!)

Bom dia no trabalho!

Existem alguns profissionais que exercem a profissão de uma maneira tão desleixada e insignificante, que o que fica parecendo é que desleixados e insignificantes, na verdade são eles!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 07/10/2007
Código do texto: T684980
Classificação de conteúdo: seguro