EXISTE DIFERENÇA ENTRE POESIAS OU POEMAS?

Existirá diferença entre poesias ou poemas?

Ao invés de debater, vamos apenas mergulhar em sua leitura,

para embevecer nossa alma...

Osculos e amplexos,

Marcial

EXISTE DIFERENÇA ENTRE POESIAS OU POEMAS?

Marcial Salaverry

Parece ser algo que não tem solução, o fato de tentar achar uma diferença entre poesias ou poemas, mas na verdade, pouca importância há se existe ou não diferença quanto ao significado entre essas duas palavras, pois ambas representam a entrada, ora para um mundo de sonhos, ora para um mundo real, ora para um mundo de amor, real ou ficcional, ora para melhor olhar a Natureza, ora para protestar contra algo ou alguém, ora para levar alguém a orar...

Poesias ou poemas, são textos que mexem com o imaginário, despertando sensações que pareciam adormecidas, como também nos traz lembranças de um amor que ficou no passado. Pode trazer para perto o amor que está distante, diminuindo a tristeza de uma saudade. Também pode falar mostrando-nos a beleza que é uma amizade sincera, que podemos considerar a mais nobre forma de amor que existe...

Poesias ou poemas, na verdade algo que torna mais vivo nosso amor, despertando nosso romantismo, assim como algumas vezes nos faz mergulhar em um clima de sensualidade e erotismo. Por vezes, faz-nos falar mais de amor, de paixão, seja de amores conquistados, ou de amores perdidos. Amores que são lembrados ou esquecidos, ou até mesmo sonhados, conforme o que representou.

Poesias ou poemas, simplesmente falam da Natureza, transportando-nos para suas belezas, assim como também falam de Deus, despertando-nos para a Fé, e também falam de Paz, abominando a guerra. Também tem aquelas que cantam a dor ou a guerra. Existe essa contradição.

Poesias ou poemas, falam da beleza de um nascer do sol, e de seu arrebol, falam da beleza de uma noite de luar, falam da beleza que existe na chuva, também da beleza do mar, dos rios, do canto dos pássaros, do desabrochar de uma flor, de um beijo, seja de amor ou de amizade.

Falam, enfim, da vida em todas suas manifestações. Falemos, então de poesias, de poemas, explicando da melhor maneira, “O Que São Poemas”...

"O QUE SÃO POEMAS (OU POESIAS...)

Marcial Salaverry

Poemas são versos que falam de amor,

que cantam da Natureza,

toda sua inexcedível beleza...

Encerram a certeza da verdade,

mostrando do poeta, a sensibilidade...

Poemas que são pétalas de doçura,

refletindo toda a ternura

que o poeta leva n'alma,

que enternece e acalma...

Ensinam a verdade do sentimento,

apagando toda dor ou lamento,

sempre procurando o amor resgatar...

De amar não se pode nunca cansar...

Poemas mostram que a vida

não pode ser perdida...

Mostrando com ternura,

que a vida é feita de ventura...

Poemas mostram a beleza das flores,

de um regato a rumorejar,

das plantas pela manhã a orvalhar...

Enfim... mostram a beleza de amar..."

Realmente, para falar de poesias, o melhor é poetar. É ir buscar no fundo da alma o que tem o poeta para transmitir.

Essa a verdadeira definição de poesia. É o espelho da alma do poeta, é onde ele consegue "dizer" o que sente. Sempre será preciso saber ler uma poesia, procurando interpretá-la além daquilo que está escrito.

Numa metáfora, num jogo de palavras fica dito aquilo que não está dito. É preciso ir além do texto, procurando captar o que realmente o poeta quis dizer, mas não disse com palavras, deixando implícito o que efetivamente estava a sentir. Se é real aquele texto falando de um amor candente, se é um amor vivido, ou apenas seu secreto desejo. Se aquela musa especial é alguém de carne e osso que ele ama, ou se é apenas uma figura etérica que ele desejaria encontrar. Se apenas representa a inspiração poetal que levamos em nossa alma, mas nem todos conseguem deixá-la fluir, e "falar" o que está na alma...

E como, em cada cabeça existe uma sentença, um mesmo poeta é "visto" de diversas maneiras por quem o lê. Pode ser, como dizem os portugueses, besta ou bestial, dependendo do enfoque do leitor. De qualquer maneira, poeticamente desejo a todos, UM LINDO DIA, esperando que se repita por cada dia de nossa vida,

e sem se preocupar com a possível diferença entre POESIAS OU POEMAS...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 07/02/2020
Código do texto: T6860262
Classificação de conteúdo: seguro