O gigante espirrou

Quando se refere ao termo “gigante”, vem na mente algo muito grande, algo de enormes dimensões. Na prática, todos estão certos. Lembre-se dos fatos históricos. Segundo afirma “Aurélio”, “ser de tamanho descomunal, ser mitológico grego, pessoa enorme”. Assim, é o pensamento de todos.

Na economia, nos negócios, nas empresas, o importante é lucro. É o crescimento patrimonial, é o investimento, é crescimento sustentado. Desta forma, com ótimos lucros e uma elevação do PIB, o país cresce, desenvolve e mantém um longo caminho pela frente, dando oportunidades, gerando empregos, arrecadando mais impostos, direcionando recursos para a sociedade.

Nos anos sucessivos de 2010, tiveram altos e baixos na economia mundial. Alguns países cresceram o seu PIB, outros diminuíram. Outros tiveram convulsões internas, guerras civis, boicotes econômicos, dentre outras questões.

Porém, o que mais preza dentro de uma nação é o desenvolvimento. Palavra bonita, mas de um significado muito complexo. Desenvolver não é somente dar manchetes a jornais e televisões. O desenvolvimento se dá através de recursos destinados a uma boa educação, a altos níveis de educação, envolvendo pesquisas científicas, em melhores condições de vida para a população. É ter emprego digno, é gerar riqueza, é estar participando ativamente da vida pública e consequentemente manter o progresso do país ou da nação.

Para entender completamente a economia mundial, é necessário entender o que realmente passa nas mentes dos governos, dos grandes empresários e sobretudo nos blocos econômicos mundiais. Alguns países precisam exportar bens, serviços e alimentos para outros. Outros precisam exportar produtos manufaturados, matéria-prima, bens não acabados. Outros, que não têm uma agricultura, pois não têm solos férteis, precisam importar tudo, mas exporta produto natural de grande importância a todos: o petróleo. Assim funciona a economia mundial. Muitos acordos firmados entre nações, países, blocos econômicos, empresas, governos, etc.

No final de 2019, o mundo passa por várias transformações. Ascenção econômica, depressão econômica, guerras internas, brigas comerciais e a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia. Lembre-se da guerra comercial entre Estados Unidos e a China. Taxação de produtos importados por ambos países e outros países que vão de carona com estes países.

Não se sabe o motivo, que poderá ser econômico, político, bélico, individual, mas quando a China, apesar de ter um regime político fechado e pouco comentário na imprensa, resolveu noticiar o aparecimento do vírus Covid 19, mais tarde assim nomeado, transformou e tenderá um caos econômico no planeta.

Com o isolamento por causa da peste, vários setores entrarão em colapso, tais como companhias aéreas, indústrias que dependem de matéria-prima importada, indústrias nacionais que exportam e que vendem no mercado interno, indústria do turismo, tanto nacional quanto internacional, empresas grandes, médias e pequenas. Tudo entrará em colapso, pois um elo entre produzir e vender foi cortado: o isolamento.

Como dizia um antigo professor meu, que falava o seguinte:

-“Imagine andar de bicicleta, daquelas de cinco ou mais lugares, onde todos sentam, pedalam e apreciam as belezas naturais. Imagine esta bicicleta ser pedalada por animais. No último lugar, está uma avestruz, que é representada pelos pais em desenvolvimento. Mais ao centro, têm-se alguns leões, que são representados por alguns países comunistas, de regimes ditatoriais, países de economia mediana. No segundo banco, está um rinoceronte, que representa os Estados Unidos, a antiga União Soviética e algumas economias mais ricas. Comandando tudo, no primeiro lugar, está o maior de todos os elefantes, talvez o africano, que comanda tudo. Este elefante é a China. Se ele resolver pender para um dos lados, na conseguirá equilibrar. A bicicleta tombará para o chão e derrubará tudo.”

Estas foram as grandes palavras de meu querido e falecido professor Marcelus.

Hoje, vê-se a realidade. A china derrubou tudo. Ela pendeu a bicicleta para um lado e derrubou todos ao chão. Bolsas em queda livre, dólar em alta, vendas nos mercados internos e externos em baixa, empresas perdendo valor de mercado, desemprego, enfim uma confusão.

Diz um grande amigo meu:

“-Deixaremos o tigre dormindo, pois se ele acordar, vai querer alimentar e o alimento dele é você.

Fique aqui a mensagem para que todos se recuperem. Para que o mundo se torne mais digno e humano para todos.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 22/03/2020
Código do texto: T6893928
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.