9k=
MAL INVISÍVEL E IMPLACÁVEL - CORONAVÍRUS

Por Olavo Nascimento 23/03/2020)
(texto do autor incluindo dados e alguns
trechos de matéria atualizada do Google
--------------------------------- 


Dados atualizados nesta data (23/03/2020)
No Brasil: 1940 infectados e 34 mortes
No mundo: 300.000 infectados e 15.000 mortes
========================================


O mundo está se esvaziando para se proteger de um inimigo invisível, incolor, inodoro, insosso e implacável. Um inimigo que não indica a hora de atacar e que não escolhe suas vítimas. Um inimigo que não tem discriminação ou preferência por ninguém e que coloca todos no mesmo barco. Um inimigo que não reconhece ricos ou pobres, pretos ou brancos, feios ou belos e crianças, adultos ou idosos. Um inimigo porém bem democrático, ao mostrar que  "todos são iguais perante a lei e que não há foro privilegiado para direitos, deveres e mazelas para ninguém". Um inimigo que comprova enfim, como o ser humano é frágil diante de um agressor não visto a olho-nu.  Um organismo microscópico que causa várias doenças e que se reproduz somente no interior da célula. Um veneno ou toxina com a propriedade rápida de contaminação que já levou à morte mais de 15.000 pessoas no mundo, num período de aproximadamente 90 dias.

Até o momento, ainda não está claro como o novo Coronavírus infectou as pessoas na China. A suspeita, segundo pesquisadores, é de que o vírus que vive no trato respiratório de morcegos tenha passado por um processo de mutação para conseguir se instalar no corpo humano. O Coronavírus, causador da pandemia global, pertence a uma família de vírus (CoV) que já circula no Brasil. Os vírus dessa família podem causar desde resfriados comuns a doenças mais graves, como a Síndrome Aguda Respiratória Severa (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O Novo Coronavírus recebeu a denominação SARS-CoV-2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a doença que ele provoca tem a denominação COVID-19.
A gravidade da doença depende do grupo de risco afetado. Pessoas jovens e saudáveis podem apresentar sintomas leves e moderados, que se assemelham ao de um resfriado, ou até mesmo terem casos assintomáticos. De acordo com estudos publicados, os mais vulneráveis ao novo Coronavírus são pessoas idosas ou com condições pré-existentes, como problemas respiratórios ou diabéticos.

A principal forma de transmissão do novo Coronavírus é entre pessoas. Por meio de espirros, tosses ou até mesmo a fala, pessoas infectadas expelem gotículas de saliva e secreções que contém o vírus. Essas pequenas gotas podem contaminar superfícies e objetos e, posteriormente, infectar pessoas que tocaram nesses locais e levaram as mãos aos olhos, nariz e boca. Portanto, todas as orientações médicas e científicas para se evitar o contágio, não devem ser ignoradas, tais como: higiene das mãos com lavagem de água e sabão (ou sabonete); aplicação contínua do álcool-gel nas mãos; evitar aglomerações nas ruas ou em locais de alta presença de gente; permanecer em casa em quarentena preventiva; não compartilhar objetos de uso pessoal com outros e se policiar sempre com os cuidados necessários.

As autoridades brasileiras já tomaram medidas duras e preventivas para evitar o contágio desordenado e a crise econômica e de emprego já bateu à nossa porta. Mas isso tudo vai passar. Sabemos que o momento é crítico e por isso mesmo, devemos reagir com solidariedade, otimismo, criatividade e confiança nos cuidados de cada um. A contaminação é altamente grave, pode causar a morte em poucos dias e é um assunto seríssimo demais.

A MELHOR RECOMENDAÇÃO PARA O MOMENTO CRÍTICO É NÃO SAIRMOS DE CASA. EVITAR AGLOMERAÇÕES E CONTATOS PESSOAIS. AS RUAS E VIAS ESTÃO VAZIAS NO MUNDO TODO E ISSO DÁ UMA DIMENSÃO DE QUE AS PESSOAS JÁ SE CONSCIENTIZARAM DA NECESSIDADE DE PRESERVAR A VIDA. 

Que todos pensem nisso, se protejam e que Deus não nos abandone. Que Ele permita a retomada da nossa vida, nos abençoe e alimente a mente de nossos cientistas na busca da imunização que o mundo tanto precisa.


QUE ASSIM SEJA...
===========================================  
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 23/03/2020
Reeditado em 23/03/2020
Código do texto: T6895280
Classificação de conteúdo: seguro