Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O CORONAVIRUS E A VAIDADE HUMANA

"Minha questão é que status está na cabeça de todo mundo o tempo inteiro, sejam eles conscientes disso ou não.”
            (Thomas Wolfe, autor do livro: Fogueira das Vaidades)

Em época de quarentena e embates ferrenhos entre políticos e especialistas na televisão, no whatsapp, no face e aqui no RL, não por acaso, lembrei-me do livro "A Fogueira das Vaidades" de Tom Wolfe...

O profissional eficiente faz certo as coisas. O profissional eficaz faz as coisas certas. Independente de possuírem propósitos diferentes, o Brasil e o mundo precisarão dos dois tipos, durante essa pandemia.

Mas, para que tudo ocorra com o menor número de danos, é preciso ir além, ou seja, precisaremos de seres humanos BONS. Bons sem serem muito orgulhosos. Bons sem serem muito arrogantes. Bons e SIMPLES... Bons e humildes.

Mas para quê!?

Para que não se desperdice nem tempo e nem energia (e nem vidas) nesse momento crucial, com 'guerrinhas' fúteis de beleza com os outros e/ou com fake news de cunho particular, que na maioria das vezes são fomentadas pelo medo, de quem nos olha (e melhor nos conhece) pelo espelho.

O inimigo é comum a todos os lados... Desde que sejam - necessariamente - lados HUMANOS.

Afinal - no fundo - seria primordial se todos nós fôssemos, simplesmente, pessoas normais que tentam fazer aquilo que é preciso ser feito, da melhor maneira.

Pessoas que chegam, interpretam e se tiverem competência - transformam. E isso é TUDO.

Pessoas que não deveriam ter a pretensão de, por fazerem o que é certo, tornarem-se famosas, poderosas ou que se construam estátuas em seus nomes.

Porque as pessoas boas... Verdadeiramente SÃO boas - independente do contexto, e as pessoas presunçosas e oportunistas - talvez apenas hoje estejam boas , 'de olho' nos seus interesses de amanhã.

Acertou na medida tomada em nível municipal, estadual e federal!? Fez uma doação em dinheiro para a compra de máscaras de proteção!? Doou sangue!? Auxiliou a idosa atravessar a rua!? Ok. Show...

Se você acredita de verdade na existência de um Deus, com certeza Ele está vendo... Se não acredita, no mínimo, você poderá dormir mais tranquilo essa noite.

Concluindo, parabéns a todas as pessoas BOAS (que são muitas) que estão diretamente envolvidas nesse processo! Essas que buscam incansavelmente fazer certo as coisas CERTAS, de forma simples e discreta.

O crucial (o front da guerra propriamente dita) passará longe das selfs. O importante é no final, o mundo ter o menor número de perdas de vidas humanas, o menor número de lágrimas e o menor número de dor - possível. Ponto.
EJCP
Enviado por EJCP em 26/03/2020
Reeditado em 26/03/2020
Código do texto: T6897841
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
EJCP
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil
71 textos (461 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/03/20 16:38)
EJCP