Superar a realidade no Amor de Deus - Reflexões 40tena (2)

O Senhor da bênção dá a bênção

E quer promover nos corações abençoados

A experiência de um amor sem fim,

Que não cessa em nenhuma circunstância.

O Próprio Amor realiza sua obra

E initerruptamente se doa,

Livremente voa

Por todos os espaços até inimagináveis.

Partindo do princípio da “amabilissímidade” que é Deus, a realidade a qual se vive, parece ser infinitamente pequena e incomensuravelmente desproporcional. Não há como se chegar a qualquer parâmetro de comparação entre um presente existencial na qual parece que o mal está à solta, dominando todo o mundo, assolando toda a humanidade a ponto de devasta-la, e a grandiosíssima dimensão do Amor... Que é Deus. Na extensão intra-humana Ele faz sua obra e dimensiona-se espetacularmente de acordo com a liberdade de cada indivíduo e abre-se exponencialmente para que todas as criaturas existentes no universo, desde uma partícula de pó, até o maior de todos os planetas e galáxias, estejam n’Ele. Tudo tem que estar em Deus porque fora d’Ele nada pode existir.

Desse amor tão grande e irresistível, e ao mesmo tempo autossuficiente, é que deve brotar em nós uma fé inabalável e que se reestrutura ao longo da experiência dessa mesma fé. Fé, a energia que exponencialmente gera a si mesma na medida que existe uma liberdade da ação de Deus na história de cada pessoal humana a qual também está inserida em um contexto mais amplo, dentro de uma sociedade. Perpassando a experiência social que vive toda humanidade, a particularidade do indivíduo também é afetado diretamente pelo “feixe” do Espírito Santo, presença viva de Deus na realidade material, motor propulsor das ações que mais colaboram quem a tem, de viver uma intimidade com Deus jamais vista.

Não dá para entender de outra forma. A maneira mais eficaz de combater o mal que nos assola é buscar em Deus uma dimensão que supere o entendimento puro e simplista do cotidiano. Quando avançamos mais profundamente e intensamente, o Amor que alimenta infinitamente a fé e é o Deus que cremos, seria o único sentido que podemos dar a tudo isso, corroborando com a perspectiva que o Amor está trabalhando, desenvolvendo-se, realizando a sua obra nos lugares que talvez não tenhamos olhos para enxergar, porque o que é aparente ainda é muito pouco diante da manifestação do Deus Todo-Poderoso. Confiar mais em Deus, afirma e confirmar a Fé, produto do Amor a qual nos dota todos os dias e minutos da presença do Criador do universo, se faz mais que imprescindível e é a única saída para superarmos as causas e consequências de tudo que está acontecendo.

Que a Bênção recebida nos indique o caminho da Fé inabalável ostentada pela loucura do Amor Divino, o qual perscruta todos os corações livres para. Amá-lo.