O Universo vos contempla - Reflexões 40tena (5)

Sigo sentido a vida

Batendo pulsando em meu peito

Em meu ser.

Sigo persistindo que a vida

É um dom de Deus,

Uma dádiva do Espírito.

E que esta, a humana,

Liga-me ao Filho intimamente.

A vida como graça

Santificada por ser de Deus,

Nunca jamais passa

No amor dos filhos teus.

Nas vésperas do Domingo de Ramos, na qual a humanidade inteira aclama Jesus como Rei, vamos iniciando o tempo que para, na semana que anteveem a guinada histórica. A princípio está ligado apenas a um lugar bem especifico, a um tempo na história distante demais, a um povo que durante séculos e até aos dias atuais vem mantendo suas tradições e costumes. Este Rei que deverei assumir um povo, uma nação, faz história justamente porque não era apenas de um grupo de pessoas por mais numerosa que esse grupo seja. Na perspectiva existencial e universal, na qual toda criação está presente, tal evento temporal e espacial na Terra, tem repercussão em todo o universo.

Não é forçoso afirma que existe uma realidade transcendente que está junto com a humanidade. Diante de tantos sinais e realidades outras, o que se vive pela existência de um Deus que se fez homem, colabora com um processo evolutivo mesmo que ainda não seja possível captar ou reconhecer qual o fim do caminho neste trajeto. Sensacionalmente, a história contada a quase dois mil anos, possui uma força incomparável e sem equivalência com qualquer outro fato histórico. E mesmo que se passasse apenas um pouco mais de 2000 anos do nascimento de Jesus, – e em comparação ao tempo da terra e do universo é muito pouco – as consequências dos atos de Cristo no mundo, de crescimento e fortalecimento da humanidade, a nível de diretos e dignidade humana, são incomensuráveis.

O divino se faz divinizado no humano, para que o homem possa se desenvolver naquilo que mais o identifica como tal, quer seja, irmãos. A fraternidade humana, que ora se decaia, com Jesus ao menos passa a ser direcionada para outro caminho, outra via, por mais que ao longo dos séculos, este percurso seja abalado por algum desvio inesperado, que atente contra a dignidade dos filhos de Deus. Mesmo assim, é possível voltar a caminhada, reequilibrar os passos, colaborando para o reestabelecimento da mensagem evangélica na história da humanidade e de cada ser vivo no universo. A isto a Ordem se reequilibra e o convívio harmonioso com Deus, O Criador, é reestabelecido.