HISTÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA - IX

MIOPIA

A vantagem dos míopes é enxergar

onde as grandes vistas não pegam.

Machado de Assis

“Guimarães Rosa, em Campo Geral, tem no seu personagem infantil Miguilim, a pureza da criança sonhadora, que se nega a amadurecer como forma de fugir do sofrimento no sertão. Com seu irmão Dito, aprende a contar estórias alegres, a ter cumplicidade com o seu irmão/herói”.

Fui apresentada à essa história cativante quando tinha em torno de 10 anos, amava ler e me vi com algumas semelhanças com o personagem de Guimarães Rosa: Tinha miopia, amava contar histórias nos mínimos detalhes, adorava a sabedoria dos mais velhos, era protetora com os menos favorecidos e acreditava em um mundo de alegria, amizades e amor (em tempo, continuo a acreditar nisso). Miguilim quando lia, apertava os olhos para enxergar ...[...] o doutor colocou os seus óculos no rosto de Miguilim, e esse passou a enxergar tudo ao redor...

Em sala de aula, eu procurava sentar nas primeiras carteiras, não por ser a mais estudiosa, mas porque enxergava melhor as letras na lousa, quando ficava no fundão, as letrinhas dançavam e ficavam embaçadas.

Na minha cidade não havia oculista, diante disso, minha mãe me mandou à capital para fazer uma consulta para ver o porquê de eu pouco enxergar, e assim viajei de avião pela primeira vez. Tinha onze anos e fui com um amigo da família cuja esposa era enfermeira em um grande hospital em Belém do Pará.

Quando cheguei, tudo era novidade, a cidade parecia que ia me engolir, prédios altos, trânsito agitado, muita gente andando rápido, parecia um outro mundo. Após fazer o exame, foi constatado que eu tinha miopia e passei a usar óculos, vi outro mundo, dessa feita, colorido e com muito brilho. A armação dos meus óculos não foi comprada por minha escolha, foi pelo preço mesmo, era prateada e quadrada, creio que também um pouco grande e meu rosto não ficou muito harmonioso, mas me fazia enxergar, isso era o principal.

No retorno à minha cidade, o conhecido da minha família decidiu que voltaríamos de barco, desses que viajam com ribeirinhos, com redes armadas, balançando e sete dias de viagem, então lá fomos nós.

Para mim, uma menina que estava conhecendo o mundo, tudo era aventura, e assim embarcamos de volta para casa.

Os dias longos me permitiram conhecer outras pessoas, conversava, contava histórias, me divertia muito e me tornei amiga de uma família que estava de mudança para Altamira, claro que dei todas as informações da cidade. Essa família que estava indo se aventurar na nova cidade, não conhecia ninguém no lugar. Dona Ermínia, a matriarca, Vilma, a filha, Lourival, um adolescente esmirrado e o patriarca, todos cheios de sonhos, mas apreensivos pelo novo. Onde iriam ficar? Havia hospedaria na cidade?

Eu, rapidamente respondi: Não se preocupem a minha casa é grande, vocês ficarão lá até encontrarem um lugar. Dona Ermínia olhou para mim, esperançosa, mas em dúvida. –Será que a sua família vai achar bom você ter nos convidado para ficar em sua casa? Respondi: Claro, minha família é hospitaleira (essa palavra era comum lá em casa, meu avô recebia os conterrâneos nordestinos quando iam tentar uma nova vida).

O restante da viagem foi só alegria, a família aquietou o coração, e eu, conversava sem parar, quando chegamos em Altamira, o amigo da minha família me entregou para a minha mãe que agradeceu pelo cuidado comigo e eu toda feliz disse: quero apresentar uma família, minha amiga que está de mudança para a nossa cidade. Mamãe super gentil falou:

Que bom! Sejam bem-vindos, a cidade é calma, boa, vão morar aonde? Silêncio...Por pouco tempo, eu me adiantei e falei: Vão ser nossos hóspedes até que encontrem um lugar para ficar, a senhora aceita, não aceita? Bem, minha mãe não teria como dizer não, as pessoas estavam diante dela, e a resposta foi: sim, fiquem o tempo que for preciso, sintam-se em casa. Ufa!!! Eles ficaram conosco uns 15 dias e conseguiram uma casa na mesma rua, nossas famílias se tornaram amigas e assim permaneceram.

Ah, quando me tornei mocinha, Lourival queria ser o meu primeiro namorado, ficou aguardando eu completar quinze anos....mas isso é uma outra história.