OS LIVROS PERDIDOS

OS LIVROS PERDIDOS (21/03/2020)

Creio que nem todos possuem conhecimento que muitos livros se perderam no tempo e espaço - e sabe-se lá onde foram parar. Alguns, com o passar dos anos, começam a aparecer através das escavações, outros nunca mais aparecerão (talvez: foram queimados, jogados nas águas, não é mesmo?). E, de certa forma, a humanidade que perde...

Estava eu a papear estes dias com alguns amigos, e conversa vai, conversa vem, tocamos neste assunto de livros perdidos. Naquele momento lembrei do Livro das Guerras do Senhor (Javé) - quando escrevi sobre o Pentateuco (publicado aqui neste Jornal no dia 03 de março deste ano, na Coluna Amolivros). E um deles me disse: "Você que gosta de estudar assuntos referentes à Bíblia, leia os Evangelhos Perdidos", e no mesmo dia comecei a pesquisar sobre.

Chegando em casa fiz várias pesquisas sobre o assunto, assisti vídeos, ouvi alguns a favor, outros contra, mas o mais interessante é a força política que tem por trás de tudo isso - penso e ao mesmo tempo pergunto: 'por que determinados livros foram tirados de circulação'? Independente do credo religioso que seguimos, o conhecimento não nos tira do caminho que queremos seguir - ou seja, estamos num país livre, democrático, e seguimos o que queremos seguir, acreditamos no que queremos acreditar - e ponto! - mas certamente não era assim em outros tempos, principalmente porque poucos detinham o conhecimento da leitura e da escrita.

Fiz uma pesquisa, e encontrei vinte e sete livros citados nas Sagradas Letras que não se tem notícias deles (base referencial: a Bíblia Sagrada, versão Católica). No Antigo Testamento: 1-Livro das Guerras de Javé, 2-Livro do Justo, 3-Provérbios e Cânticos de Salomão, 4-Livro dos Atos de Salomão, 5-Livro das Crônicas dos Reis de Israel, 6-Livro das Crônicas dos Reis de Judá, 7-Livro do Profeta Natã, 8-Livro de Samuel, o Vidente, 9-Livro de Aías, o Silonita, 10-Livro de Ado, o Vidente, 11-Livros de Semaias, o Profeta, 12-Livro dos Reis de Judá e Israel, 13-Livro dos Reis de Israel e Judá, 14-Livro dos Reis, 15-Anais dos Reis de Israel, 16-Comentários de Jeú, filho de Hanani, 17-A História de Osias, por Isaías, filho de Amós, o profeta, 18-Palavras de Hozai, 19-Livros dos Medos e dos Persas, 20-Anais do Pontificado de João, 21-Descrições de Jeremias, o Profeta, 22-Memórias e Comentários de Neemias, 23-Os Cinco Livros de Jasão de Cirene. No Novo Testamento: 1-A Epístola Prévia de Paulo aos Coríntios, 2-Epístola de Paulo aos Laodicenses, 3-A Profecia de Enoque, 4-A Disputa pelo Corpo de Moisés.

Além desses - com outro enfoque, também pesquisei sobre os tais Evangelhos perdidos - tendo por alguns como proibidos. A Bíblia Sagrada atual reconhece apenas quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João - mas há alguns perdidos (que foram citados em estudos antigos e não se acharam ainda), e outros que foram achados ao longo dos anos, que são: o Evangelho de Tomás, o Evangelho de Maria Magdalena, o Evangelho de Pedro e o Evangelho de Judas Iscariotes.

Mas, de certa forma, podemos ir mais longe ainda, se pensarmos quando a Biblioteca de Alexandria foi queimada - quanto de conhecimento humano acumulado ao longo do tempo foi perdido? Talvez incalculável, e de certa forma nunca mais reconquistada! Ou, ainda, a Grande Biblioteca de Bagdá (a maior do planeta) - quando os mongóis a tomaram, fizeram questão de jogar os livros no Rio Tigre, que ficou seis meses com suas águas pretas pelas tintas dos pergaminhos.

Pensando em tudo isso: quantos livros importantes se perderam antes da invenção da prensa, por Gutemberg? Com certeza - muitos (tantos livros, como anotações importantíssimas). E indo mais longe: por que hoje em dia não há grandes leitores, ou ainda: quando se fala em ler, poucos têm o gosto ou a iniciativa para tal... E, assim, é sabido que através da leitura se tem conhecimento - o melhor a fazer é não perder tempo... Leia já!

Prof. Pedro César Alves - Publicado em 21/03/2020.

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 19/04/2020
Código do texto: T6922166
Classificação de conteúdo: seguro