Cresci ouvindo pessoas afirmando que Camanducaia/MG é o município do "já teve", que aqui tudo se encontra perdido e que a situação é irreversível. É bem verdade que uma ampla e esmagadora maioria acredita piamente em tais preceitos e justificam nas "pragas do Padre" suas acomodações mediante ao quadro vigente. Mas nem todas.

Percorri, Brasil afora, localidades muitas e, em tantas, presenciei o extremo oposto do que acontece por aqui: um bairrismo, às vezes até mesmo exagerado, que demonstra com fidelidade o fechamento de uma comunidade em torno de si e preterindo as demais.

Infelizmente, Camanducaia é a "capital intergalática do boicote aos projetos culturais e do desrespeito às pratas da casa", que apenas e tão somente servem para que interesses de terceiros sejam alçados (ao menos até antes da consagração democrática do DD. Prefeito Dr. Célio... Surge a chance de avanços, que se dê tempo a tempo...), sendo, pois, imediatamente descartadas ou "presenteadas" com a missão de executar atividades de inferior plano. São subestimadas.

Somos um povo muito forte e que tem em mãos todos os recursos para um real crescimento. Desta forma, necessitamos apenas de um maior entrosamento entre todas as peças. Criar rivalidades fúteis entre irmãos servirá unicamente para fortalecer grupos mesquinhos que visam o "próprio umbigo" e a aniquilação coletiva, pois são suicidas em potencial. E, acreditem, é isso que alguns, deliberadamente, esperam..

Meus amigos, pensem nisso!
GUIDO VAN LYRA
Enviado por GUIDO VAN LYRA em 27/04/2020
Código do texto: T6929916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.