Memorial: (viagem a) Bienal de Pernambuco – Conclusão

Após o ritual normal de quem chega de viagem (rever os familiares, saber das novidades, banho, alimentação etc. etc.) corri para minha caminha maravilhosa – que delícia! – pus um almofadão sob as pernas para descansá-las das sofridas caminhadas, espalhei meu mais novo tesouro sobre a cama e fiquei a apreciá-lo... Livros! Como que saídos do forno, quentinhos, prontos para serem degustados. Era assim que eu os via. Diferentes sabores, com os mais coloridos visuais estimulantes do apetite, cheinhos de diversificados sabores para alimentarem minha sede de novos conhecimentos, além de me proporcionarem reflexões e releituras sobre os que já detenho.

Como fiquei esses últimos dois dias sem Sandra, a moça que trabalha aqui em casa, tive que me rebolar entre os afazeres domésticos e as leituras. Estou acabando de ler o segundo livro e estou simplesmente adorando!

Esta é a relação dos títulos/autores que adquiri na Bienal:

*Reencantar a Educação, Rumo à sociedade aprendente – Hugo Assmann

*Magistério e Mediocridade – Ezequiel Theodoro da Silva

*Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade – José Camilo dos Santos Filho/Silvio Sánches Gamboa (org.)

*Literatura e Comunicação, na era da eletrônica – Fábio Lucas

*Escrevendo com o computador na sala de aula – José Márcio Augusto de Oliveira

*O professor e o Combate à Alienação Imposta – Ezequiel Theodoro da Silva

*Transformação Social – Marcos Raúl Mejía

*Educação e Imaginário, Introdução a uma filosofia do imaginário educacional – Jean-Jacques Wunenburger/Alberto Filipe Araújo

*Meio Ambiente e Representação Social –Marcos Reigota

*Brinquedo e Cultura – Gilles Brougère

*Como fazer Educação Ambiental – Vilmar Berna

*Ética e Competência – Terezinha Azeredo Rios

*Criar Currículo no Cotidiano – Elizabeth Macedo/Inês B de Oliveira/Luiz Carlos Manhães/Nilda Alves (org.)

*Políticas de Currículo em Múltiplos Contextos – Alice Casimiro Lopes/Elizabeth Macedo (Org.)

* * *

Não posso deixar de registrar que pela primeira vez na história da educação do nosso estado, um governador permite através do cartão bônus-livro e do pagamento das despesas de viagem/alimentação que todos os professores da rede pública estadual participem de uma Bienal.

Não nos fez nenhum favor, nem nos deu nenhum presente, na verdade, cumpriu com a obrigação de inserir os educadores em eventos culturais e deu-nos condições - pequenas, mas valorosas - de adquirir livros e materiais didáticos para enriquecer a nossa prática pedagógica.

Que seja a primeira de muitas que possam vir!!!!

Selma Amaral
Enviado por Selma Amaral em 14/10/2007
Reeditado em 20/10/2007
Código do texto: T694285